A épica decisão por pênaltis do centroavante Gaúcho como goleiro pelo Palmeiras em 1988

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Gaúcho virou goleiro e ainda defendeu duas penalidades em 1988

Luís Carlos Tóffoli, mais conhecido como Gaúcho, nasceu em Canoas-RS, no RS, no dia 7 de março de 1964, e se tornou um bom centroavante. O jogador, falecido em 2016, teve passagem por grandes clubes e conquistou grandes títulos, mas teve uma partida que marcou sua carreira e o futebol brasileiro, quando defendia o Palmeiras.

O jogador começou sua carreira no Flamengo e depois começou a rodar por alguns clubes. Gaúcho só conseguiu se firmar quando chegou no Palmeiras em 1988 e se tornou titular da equipe, fazendo uma grande temporada e fazendo muitos gols importantes.

Porém, sua passagem não ficou marcada somente pelos gols e boas atuações, mas também por uma partida específica no Campeonato Brasileiro. No dia 17 de novembro de 1988, o Palmeiras enfrentou o Flamengo no Maracanã e nessa partida ocorreu algo inesperado.

A partida estava muito truncada e o empate estava permanecendo no placar e para piorar o goleiro Zetti teve que sair de campo, pois quebrou a perna em uma dividida, mas o Verdão já tinha feito duas substituições, na época era o número permitido, e, por conta disso, alguém teria que ir para o gol.

Gaúcho acabou se candidatando e assumiu a posição alviverde na partida e surpreendeu a todos. O improvisado goleiro tomou o gol de empate e a partida foi para as penalidades e quem ganhasse ficava com um ponto extra, pois era o regulamento do Campeonato Brasileiro na época.

Apesar de tudo, Gaúcho brilhou!. Todos já esperavam uma vitória nos pênaltis do Flamengo, já que cobraria as penalidades com um goleiro improvisado do outro lado, mas isso acabou não ocorrendo, pois o centroavante fechou o gol.

Gaúcho pegou a cobrança de Zinho e Aldair, que foram titulaes na Copa do Mundo de 1994, mas na época eram muito jovens e acabaram desperdiçando as oportunidades. O centroavante se tornou o grande personagem da partida, ainda convertendo a sua cobrança, e deu o ponto extra para o Palmeiras.


O jogador entrou para história com essa partida épica e é lembrado até hoje pela sua grande atuação como goleiro. Depois do Palmeiras, Gaúcho voltou para o Flamengo e construiu uma linda história no clube carioca, onde foi campeão brasileiro em 1992.

Depois de se aposentar, Gaúcho fundou o Cuiabá Esprote Clube em 2001 e se tornou auxiliar e depois técnico de futebol. Infelizmente, em 17 de março de 2016, o ex-jogador acabou morrendo, vítima de um câncer de próstata.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações