A ótima passagem de Nildo pelo Sport

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Nildo atuando pelo Sport

O Nordeste, apesar de muito castigado na história do futebol brasileiro, é celeiro de grandes jogadores que marcaram épocas em times de diversos calibres do futebol, além de ser também casa de clubes de respeito do futebol brasuca. Um dos grandes jogadores nascidos na região é o ex-meia Nildo, natural de Caruaru e que completa 47 anos neste dia 20 de outubro. Entre as várias andanças da carreira do jogador, ele teve uma passagem grandiosa pelo Sport Recife.

Nildo chegou ao time que é provavelmente o mais conhecido do estado de Pernambuco (e para muitos o maior do Nordeste) em 1998. Naquele momento, o Leão vivia um dos grandes momentos de sua história e trazia o meia para reforçar um time que por si só já era bem interessante. Seria um dos principais jogadores de um time que marcaria memórias incríveis ao torcedor rubro-negro.

Seria um dos destaques do time do Brasileirão de 1998. Naquele ano, o Sport faria grande campanha e Nildo seria um dos destaques, com o Leão caindo apenas nas quartas de final, vendendo de maneira caríssima a eliminação para o ótimo time do Santos. Rapidamente começou a cair nas graças do torcedor rubro-negro devido a suas ótimas atuações ao longo daquela competição, ajudando muito principalmente o artilheiro do time, Leonardo.

Em 1999, foi importantíssimo no título do Campeonato Pernambucano, marcando um gol de falta na decisão da competição. No segundo semestre, decaiu junto ao resto do time, que fez campanha patética no Brasileirão e terminou na lanterna da competição. O Sport acabou não rebaixado devido as viradas de mesa que culminaram na Taça João Havelange em 2000. Tal fato seria essencial para que Nildo vivesse seu melhor ano como jogador. 

Em 2000, o meia foi o grande destaque do time que é considerado por muitos o maior da história do Sport Recife. No Campeonato Pernambucano, o Leão foi imparável e conquistou o título da competição pela terceira vez seguida. Desta vez, o time não ficou satisfeito com o título estadual e buscou a conquista da Copa do Nordeste, que permitiu a classificação para a Copa dos Campeões, onde Nildo foi artilheiro e o Sport vice-campeão. Também ajudou o Leão a chegar nas quartas do Brasileirão, onde caiu para o Grêmio. Foi pedido na Seleção Brasileira naquele ano, mas acabou não convocado.


Nos anos seguintes, seguiu jogando bem pelo clube, mas o Sport passou a entrar em crise. Em 2001, o Leão acabou rebaixado para a Série B do Brasileirão, entrando num período longo onde ficaria longe da primeira divisão. Nildo ainda foi importante para o clube na conquista do estadual em 2003, mas passou a conviver num time que estava em crise. Em 2004, em meio a ameaças sofridas pela sua família pediu para deixar o Sport, encerrando assim uma relação de seis anos, indo jogar no São Paulo.

No total, os números de Nildo no Sport foram espetaculares. Atuou em 256 jogos com a camisa do Leão, marcando 78 gols. Encerrou a carreira relativamente cedo, jogando pelo Santa Cruz em 2008, após ter passado também pelo Náutico. Conquistou três títulos pernambucanos e um título da Copa do Nordeste pelo rubro-negro. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações