A história de Iranildo no Flamengo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo 

Iranildo no Flamengo 

O Flamengo hoje vive um de seus períodos mais gloriosos com relação a qualidade elenco. O Rubro-negro conta hoje com um investimento robusto para ter em suas linhas atletas de elite a nível nacional, estando no topo do futebol brasileiro junto a times como Palmeiras e Atlético Mineiro. Nem sempre foi assim para o rubro-negro, que passou poucas e boas entre os anos 1990 e 2000. Nesta época, eram poucos os bons jogadores e um deles era Iranildo, que completa 46 anos neste dia 17 e passou pelo clube duas vezes, durante os anos 1990 e durante os anos 2000.

Iranildo chegou a gávea logo depois de fazer parte do time do Botafogo que ganhou o título do Campeonato Brasileiro de 1995. Recebeu uma convocação para a Copa Ouro de 1996 pelo seu desempenho pelo Glorioso e assim fez com que o rubro-negro o quisesse na equipe. Versátil, jogava tanto pela lateral quanto pela meia cancha, o que era um diferencial favorável naquele time.

Estreia pelo Flamengo em 1996, em duelo contra o America pela antiga Taça Cidade Maravilhosa, no mês de fevereiro. Naquele ano, rapidamente se firmou entre os titulares da equipe, jogando por vezes na lateral direita e por vezes no meio de campo. Se converteu de maneira até surpreendente em um dos grandes destaques da equipe e acabou sendo peça importante no título do Campeonato Carioca de 1996, seu primeiro com a camisa rubro-negra. 

Aos poucos, sua boa qualidade com a bola no pé somada ao ótimo desempenho em cobranças de falta acabaram colocando o pernambucano de vez no meio de campo, onde passou a ser realmente um dos jogadores mais adorados pela torcida rubro-negra. Viveu em 1997 seu grande ano vestindo a camisa do Flamengo, quando marcou 10 gols e foi um dos artilheiros do time, ajudando inclusive na conquista da Copa dos Campeões Mundiais, torneio organizado pelo SBT que foi vencido pelo rubro-negro graças a um gol de Iranildo na decisão.

Em 1999, já envergando a camisa 10, foi peça chave da equipe que conquistou o título carioca e a Copa Mercosul, conquistas que o ajudaram a entrar de vez no hall dos grandes ídolos da torcida rubro-negra. Encerrou sua primeira passagem pelo clube no início do segundo semestre de 2000, quando acabou negociado com o Bahia. 


Retornou rapidamente no início de 2001 e ficou pouco tempo antes de novamente deixar a gávea. Chegou a atuar até pelo Aris, da Grécia, antes de retornar para sua última passagem pelo rubro-negro, já entre os anos de 2002 e 2003, sendo estes dois anos bem mais apagados. Apesar disso, a torcida não esqueceu do Iranildo essencial nos anos 1990 e não perdeu sua idolatria com a torcida. Em 2003, acabou indo ao Brasiliense, encerrando sua história na Gávea.

No total, durante os vários anos em que atuou pelo Flamengo, Iranildo jogou, entre amistosos e jogos oficiais, 282 partidas com a camisa rubro-negra, marcando 34 gols. Esteve em atividade no futebol até 2013, quando pendurou a chuteira com quase 40 anos atuando pelo Brasiliense. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações