Por Tiago Cardoso
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Os países de vermelho faziam parte da Cortina de Ferro
A Conference League, terceira competição da UEFA, tem uma característica interessante nesta fase de grupos, que já estpá acontecendo. O certame conta atualmente com 12 times da antiga Cortina de Ferro entre seus 32 participantes.
Para quem não saber, Cortina de Ferro foi um termo cunhado pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill em referência aos países socialistas do Leste Europeu. Estas nações ficaram sob uma espécie de observação da União Soviética após a Segunda Guerra Mundial.
Já na Europa League, a segunda competição da UEFA em importância, são seis times entre os 32 participantes do certame, contando também com o Qarabag, do Azerbaijão, república que pertencia à União Soviética.
Já na principal competição da UEFA, a Liga dos Campeões, são apenas três times que se localizam em países que eram da Cortina de Ferro. São eles o Viktoria Pilsen, da República Checa, Dinamo Zagreb, da Croácia, e Shaktar Donetsk, da Ucrânia.
A Conference League pode ser uma chance de a Cortina de Ferro voltar a conquistar um título europeu, o que não ocorre desde 2009, quando o Shaktar Donetsk triunfou na Liga Europa.
0 comentários:
Postar um comentário