Estádio Moisés Lucarelli - 74 anos de muitas histórias

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Moisés Lucarelli em sua fase de construção

Um dos estádios mais tradicionais do futebol brasileiro completa 74 anos. O Estádio Moisés Lucarelli, mais conhecido como Majestoso, teve sua construção concluída no dia 12 de setembro de 1948 e fica localizado em Campinas, São Paulo. O proprietário é a Ponte Preta, que teve seus maiores momentos de felicidade e tristeza no mesmo local.

Tudo começou quando Moysés Lucarelli teve a grande ideia de projetar o estádio, o rapaz era um dos sócios do clube e chegou a ser presidente do clube, e planejou tudo. Porém, não tinham dinheiro para a construção mas, mesmo assim, ele não parou até conseguir gerar fundos.

Ele uniu toda a cidade em busca de fundos e de ajuda na mão de obra para a construção do tão sonhado estádio da Ponte. Aos poucos os próprios torcedores foram colocando o sonho do clube em pé, demorou um pouco, mas mesmo assim ninguém desistiu.

Tudo caminhou muito bem na construção e foi dando muito certo ao longo da construção. O planejamento foi muito bem feito por Moysés, ele deu sua vida para ajudar o clube que amava e graças a ele tudo foi feito.

Porém, tem uma coisa que não estava nos planos do rapaz, o nome do estádio. Ele não concordou com a ideia do nome ser em homenagem a ele, mas Lucarelli fez uma viagem para a Argentina e a diretoria do clube acabou resolvendo fazer a homenagem sem ele saber.

Quando voltou de viagem já não podia fazer mais nada, a homenagem já estava feita. Entretanto tem uma coisa errada, acabaram errando o nome dele é trocaram o Y por I, mas mesmo assim a homenagem foi bonita.

O estádio ficou conhecido na época como Majestoso, pois naquele momento era o terceiro maior estádio nacional, perdendo apenas para o Pacaembu e São Januário. Moisés Lucarelli tinha capacidade máxima de 35 mil espectadores, mas com as novas leis teve que ser alterado. Hoje o estádio tem capacidade para pouco mais de 19 mil pessoas.


O jogo de estreia foi no dia 12 de setembro de 1948 e infelizmente para os torcedores da Ponte não foi uma boa inauguração. A partida foi contra o XV de Piracicaba e o time visitante não teve pena alguma e foi em busca do resultado. O jogo terminou 3 a 0 para a equipe visitante e o primeiro gol da história do estádio foi feito por Sato.

A partida com maior público do estádio, que teve mais de 37 mil pessoas, foi superior a sua capacidade máxima, aconteceu em uma partida contra o São Paulo no dia 1 de fevereiro de 1978 e a partida terminou 3 a 1 para o tricolor.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações