O início de Osvaldo Ardiles no Instituto de Córdoba

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Ardiles jogou pelo Instituto de Córdoba no começo da carreira

Osvaldo César Ardiles, conhecido também pelo seu apelido de Pitón, está completando 70 anos de idade nesta quarta-feira, dia 3 de agosto de 2022. O agora ex-meia defendeu a equipe do Instituto de Córdoba no começo de sua carreira como jogador profissional e depois se tornou um dos grandes nomes do futebol argentino algum tempo depois.

Nascido em Bell Ville, um município localizado na província de Córdoba, na Argentina, o atleta iniciou a sua trajetória jogado pelo Instituto de Córdoba, clube onde foi revelado no ano de 1973. Foi justamente naquela temporada que a La Gloria debutava na primeira divisão do futebol nacional. Chegou até a jogar ao lado de Mario Kempes, que era um dos grandes nomes do elenco.

Conseguiu se destacar através de boas atuações no seu primeiro ano atuando com a camisa do seu 'clube de alma', Pitón acabou se transferindo para o time do Belgrano, um outro time de futebol também da cidade de Córdoba, em 1974. Segundo números do site futbolpasion.com, o meio campista marcou três gols nas 14 partidas que disputou com a camisa branca e vermelha.

Na sequência de sua carreira, defendeu a Seleção Argentina em 53 oportunidades e anotou 8 tentos pela albiceleste. Fez parte do selecionado argentino que conquistou o Mundial de 78, além de também ter participado da Copa de 82.

Posteriormente, ainda foi para a Inglaterra, onde assinou contrato com o Tottenham e jogou junto com Ricardo Villa, seu compatriota. Com o passa do tempo, se tornou um ídolo da torcida dos Spurs, apesar da Guerra das Malvinas envolvendo Argentina e Inglaterra terem no período em que jogava pela equipe londrina.


Por conta disso, acabou sendo emprestado ao Paris Saint-Germain e retornou quando foi julgado seguro. Encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional em 1991, depois de defender por duas temporadas a equipe do Swindown Town, da Inglaterra.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações