A passagem de Mineiro pela Ponte Preta

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Mineiro jogou na Macaca entre 1998 e 2003

Carlos Luciano da Silva, mais conhecido pela sua alcunha de Mineiro, está celebrando o seu 47º aniversário nesta terça-feira, dia 2 de agosto de 2022. Antes de ficar bastante conhecido, o volante atuou pela Ponte Preta entre os anos de 1998 e 2003.

Nascido em Porto Alegre, o jovem meio campista chegou a ser recusado pela dupla Gre-Nal. Foi levado pelo seu empresário Jorge Machado para o interior de São Paulo, onde começou a jogar nas categorias de base do Rio Branco de Americana. Foi onde ganhou o apelido de Mineiro, pois tinha todo o jeito como os nascidos em Minas Gerais são conhecidos. Em 1997, se transferiu para o Guarani, clube no qual se profissionalizou e permaneceu até o ano seguinte.

Foi depois de passar pelo Bugre, que Mineiro rumou para o maior rival da equipe alviverde de Campinas: a Ponte Preta. Pelo clube alvinegro que o meio campista jogou por quatro anos e colecionou grandes atuações neste período.

Mineiro fez parte de grandes campanhas da Ponte, como as chegadas no mata-mata do Brasileirão de 1999, 2000 (este Copa João Havelange) e 2001, além das semifinais do Paulista (onde o time teve a melhor campanha da primeira fase) e Copa do Brasil de 2001.

Individualmente, foi Bola de Prata da Revista Placar em 2000. Neste período de Ponte Preta, ao lado de jogadores como Wander, Piá e Washington, foi um dos pilares da equipe. Além disso, foi como atleta do time campineiro que Mineiro recebeu suas primeiras convocações para a Seleção Brasileira, com Emerson Leão e Luiz Felipe Scolari.

Segundo dados estatísticos do site ogol.com, o atleta disputou um total de 147 partidas com a camisa da Macaca. Balançou as redes adversárias em seis oportunidades durante toda essa passagem.


Na sequência de sua carreira, jogou ainda no São Caetano, onde foi campeão paulista em 2004, no São Paulo, clube no qual se sagrou vencedor do Mundial de Clubes 2005, tendo feito o gol do título diante do Liverpool. Após o Tricolor Paulista, foi para o velho continente e defendeu equipes como Hertha Berlim, Chelsea, Schalke 04, defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2006 e encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional atuando no 
TuS Koblenz, da Alemanha, em 2012.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações