Unificação dos títulos da Copa Conmebol com a Sul-Americana? Atlético Mineiro vai pleitear!

Com informações do GE.com
Foto: arquivo

Galo campeão em 1997

Uma comitiva do Atlético Mineiro estará na próxima terça-feira em Assunção, no Paraguai. O destino final da viagem é a sede da Conmebol. Lá, representantes do Galo - o presidente Sérgio Coelho e o vice José Murilo Procópio - vão apresentar um pleito para que as conquistas da extinta Copa Conmebol sejam consideradas equivalentes à Sul-Americana.

A reunião deve ser com o presidente da entidade máxima do futebol sul-americana, Alejandro Domínguez. A proncípio, ão se trata de um movimento coletivo de clubes. Mas outras equipes farão o mesmo pleito, juntando forças para o reconhecimento.

Um dos impactos no reconhecimento é o ranqueamento dos times na Conmebol, que reflete em competições organizadas pela entidade. Porém, que a Conmebol não confirma que já esteja em processo de avaliação do pleito de reconhecimento. "Não há nada oficial sobre pedido ou aprovação", disse uma fonte.

Se a Conmebol confirmar a informação, Atlético Mineiro (1992 e 1997), Botafogo (1993) , São Paulo (1994) e Santos (1998), passam a ser campões da Copa Sul-Americana pelo Brasil. Além dos brasileiros, A Argentina também terá mais três títulos, com Rosário Central (1995), Lanús (1996) e Talleres (1999).

Se a mudança se concretizar, o Brasil passará a ter dez conquistas, somando as do Internacional (2008), São Paulo (2012), Chapecoense (2016) e Athletico Paranaense (2018).


Apesar do regulamento da Copa Conmebol ser similar à de algumas edições da Copa Sul-Americana, a competição não chegou a vingar na época. A competição tinha concorrência de outros torneios continentais, como a Supercopa e as Copas Mercosul e Merconorte.

Na atual edição da Sul-Americana, Atlético Goianiense, Ceará e São Paulo seguem na competição, pelas quartas de final. Quem mais ganhou a competição foi a Argentina com 12 conquistas, seguida pelo Brasil com 10, Equador 2 e com 1 tem Colômbia, México, Chile e Peru.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Mais do que certo a Copa Conmebol era até mais difícil que a atual Sulamericana.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações