Trifon Ivanov - O Lobo Búlgaro no Real Bétis

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Trifon Ivanov defendeu o Real Bétis entre 1990 e 1993

Um dos grandes zagueiros da Seleção Búlgara completaria 57 anos. Trifon Marinov Ivanov nasceu em  Veliko Tarnovo, na Bulgária, no dia 27 de julho de 1965, e se tornou jogador de futebol. O atleta passou por algumas equipes pequenas na Europa, como o Real Bétis, mas seu reconhecimento aconteceu em jogos pela sua seleção.

Ivanov era um zagueiro que dava medo para os adversários, muitos jogadores na década de 90 falavam que ele era um dos mais difíceis de se enfrentar, pois seu jeito intimidava os adversários. O zagueiro tinha um cabelo grande e uma barba, que gerava espanto por parte dos atacantes, tanto que ficou conhecido como Lobo Búlgaro.

O atleta começou sua carreira por equipes do seu país, passou pelo Etar Veliko Taenavo e depois para o CSKA Sofía. Após as passagens por essas equipes, o jogador já tinha em sua bagagem convocações para a sua seleção, que acabou fazendo com que algumas equipes fossem atrás dele.

Em 1990 ele chegou na Espanha para assinar com o Real Betis, uma equipe mediana do país, que não brigava por títulos e sim para ficar no meio de tabela e às vezes tentar beliscar algum campeonato internacional. O jogador chegava para compor elenco, com chances de se tornar titular.

Trifon Ivanov aos poucos foi entrando na equipe, mas não conseguiu se consolidar titular absoluto, às vezes ficava no banco de reservas. Fazia bons jogos, mas não gerava a confiança necessária para a equipe, porém, o zagueiro era muito bom nas bolas aéreas, tinha uma grande impulsão.

O jogador ficou revezando na titularidade da equipe, mesmo assim continuava sendo chamado para sua seleção, pois lá conseguia fazer grandes jogos e ajudar a sua equipe. Quando voltava para jogar no Real Betis não conseguia manter o mesmo nível, por isso não manteve a titularidade. Esses altos e baixos o fizeram ser emprestado para as suas duas primeiras equipes na carreira: Etar Veliko Taenavo e CSKA Sofía.


O zagueiro ficou por três temporadas no clube, atuando em 52 partidas e marcando nove gols, bastante gols para um zagueiro, mesmo sem ser titular em todas as partidas. Não ganhou nenhum título, o que já era esperado pela potência que tinha sua equipe.

Acabou deixando a equipe no final da temporada de 1993 para voltar ao seu país e depois foi atuar na Suíça, pela equipe do Neuchâtel Xamax. Foi logo em seguida que viveu seu maior momento pela Seleção Búlgara, com a semifinal da Copa do Mundo de 1994. Ele também foi no Mundial de 1998 e encerrou a carreira em 2001, no austríaco Floridsdofer. Em 2016, Trifon Ivanov acabou morrendo com um infarto miocárdio no dia 13 de fevereiro de 2016, em sua casa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações