Thyago é o goleiro que fez mais gols na Segundona Paulista desde 2005

Por Victor de Andrade
Fotos: GE.com

Thyago marcando de pênalti contra o União Mogi

No último sábado, o goleiro do Manthiqueira, Warley, marcou um gol de pênalti na derrota em casa da sua equipe, em Guaratinguetá, para o Paulista de Jundiaí, de virada, por 2 a 1, pela Segundona Estadual. Porém, desde quando o futebol de São Paulo está com a atual forma de escalões de divisão (A1, A2, A3 e Segunda), o arqueiro que balançou mais vezes as redes foi Thyago, que defendendo o Jabaquara entre 2015 e 2016, marcou quatro vezes.

Atualmente com 32 anos, Thyago Cavalcante da Costa sempre se destacou como goleiro em times da base na Baixada Santista. Em 2012, jogou profissionalmente pela Portuguesa Santista. Depois, ainda passou pelo futebol boliviano e Riopardense até chegar no Jabaquara, em 2015.

Em uma época em que os times na Segundona ainda podiam ter três atletas acima dos 23 anos jogando, Thyago era um dos alicerces do Leão da Caneleira na temporada de 2015, quando o time da Baixada chegou até a fase que definiu o acesso. Além de fazer grandes defesas, o goleiro deixou sua marca em uma vitória sobre o Assisense, fora de casa, em 20 de setembro de 2015, marcando de falta (o único deste tipo entre os quatro que fez), aos 18' do segundo tempo, o segundo do Jabuca, dirigido por Axel, nos 3 a 2.

Em 2015, apesar de ter chegado na fase decisiva, o Jabaquara não conquistou o acesso e estava mais uma vez na Segundona de 2016. E Thyago continuou no clube, sendo, inclusive o capitão da equipe que começou sendo dirigida por Miltinho e depois foi comandada por Darlan Sant'anna.

Thyago marcou quatro vezes entre 2015 e 2016

E Thyago assumiu o papel de liderança do grupo. O Leão teve um início difícil, foram cinco jogos sem vencer. O sexto, no dia 21 de maio de 2016, contra o União, em Mogi das Cruzes, o goleiro teve uma atuação gigantesca, segurava o 0 a 0 e aos 40' do segundo tempo, quando o Jabuca teve um pênalti a favor, ele não titubeou, assumiu a responsabilidade e marcou o gol que abriu o caminho para a vitória por 2 a 0, tirando um peso grande das costas da equipe.

O Jabaquara, naquele 2016, ainda teria um dia ruim, exatamente na rodada seguinte, em 28 de maio, contra o Manthiqueira, no Estádio Espanha, quando perdeu pelo placar de 3 a 1. Porém, o único gol do time da casa foi dele, Thyago, aos 32 minutos, do primeiro tempo, empatando, naquele momento, a partida.

Depois, o Jabaquara emendaria uma sequência de oito jogos sem perder e em um deles, mais precisamente em 10 de julho de 2016, ele marcaria o segundo, também de pênalti, aos 24' do primeiro tempo, na goleada de 5 a 1 sobre o União Mogi, no Estádio Espanha, ainda na primeira fase.

Naquela temporada, o Jabaquara ficaria na segunda fase. No ano seguinte, Thyago trocaria de clube, mas não de cidade, defendendo a Portuguesa Santista no Paulistão A3 (a Briosa havia conquistado a Segundona no ano anterior). Naquele 2017, o goleiro não teve a oportunidade de bater pênalti, mas chegou a mandar bolas na trave em cobranças de falta, em jogos contra o Taboão da Serra e Paulista de Jundiaí.


Em 2018, ele ainda jogaria por Santa Maria-DF e Taboão da Serra, encerrando a carreira profissional em 2019, no Olímpico de Itabaianinha. Depois, montou um próprio negócio, mas ainda é visto defendendo metas dos times da várzea santista, onde marca gols também, e em jogos festivos.

Goleiros que marcaram na Segundona:

4 - Thyago
1 - Bruno Dias*
1 - Ronaldo Lincoln
1 - Rodrigo Calchi
1 - Paulo Vitor
1 - Rafael Pereira
1 - Warlei

*Não consta em súmula, árbitro errou o crédito - Levantamento feito por Vitor Souza
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações