O começo de Nuno Gomes no Boavista

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Nuno Gomes atuando pelo Boavista

Nuno Miguel Soares Pereira Ribeiro, que completa 46 anos neste dia 5 de julho, foi dentro de campo um dos grandes nomes ofensivos do futebol português nos anos 1990 e 2000. Conhecido desde a base como Nuno Gomes, apelido dado justamente devido a sua facilidade para marcar gols, que geraram comparações com o lendário Fernando Gomes, ótimo atacante que é o maior artilheiro da história do Porto. O começo de Nuno, porém, foi no outro time da cidade: o Boavista.

Tinha apenas 18 anos quando estreou profissionalmente pelos Panteras. Antes, era um dos destaques da equipe sub-19, mostrando grande qualidade na equipe juvenil e sendo uma das grandes promessas do Boavista. Estava nas categorias de formação do clube desde os 14 anos, quando havia chegado do Amarante, clube de sua cidade natal;

Estreou profissionalmente pelo Boavista já marcando um gol, diante do Mypa, em jogo válido pelos playoffs da Liga Europa, ainda no começo da temporada 1994/1995. Apesar de entrar em 23 jogos ao longo daquela temporada, seja como titular ou vindo do banco, Nuno marcou apenas mais um gol no biênio, diante do União Madeira, pela Primeira Liga.

Em sua segunda temporada pelo clube já apareceu com mais destaque. Foi as redes em oito oportunidades, ao longo dos 30 jogos em que atuou, mostrando um bom desempenho também na criação de jogadas ofensivas para seus companheiros, o que o levou à Seleção Portuguesa, pela qual estreou em janeiro daquele ano, em um amistoso diante da França. 


Na temporada 1996/1997, Nuno Gomes finalmente deixou de ser uma promessa e se tornou uma realidade. Já figura constante nas convocações portuguesas, se tornou o grande destaque do Boavista e teve uma temporada iluminada. Fez 20 gols ao longo da temporada, sendo o artilheiro da equipe e melhor jogador. Além dos ótimos 18 gols no Campeonato Português, fez um gol essencial na Taça de Portugal, quando marcou na final e ajudou o Boavista a se consagrar campeão diante do Benfica.

Ao fim da temporada 1996/1997 acabou chamando a atenção de outros clubes portugueses e então foi negociado com o Benfica. Encerrou sua passagem pelo Boavista com 31 gols em 97 jogos, uma média bem interessante para um atacante que ainda era muito jovem. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações