Longe do "glamour", primeira fase eliminatória da Liga dos Campeões se decide nesta semana

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/FF Malmo

Vice-campeão nos anos 1970, o Malmo está em vantagem no seu confronto

A Liga dos Campeões da UEFA está tendo suas primeiras fases preliminares da edição do biênio 2022/2023. A partir desta terça, dia 11 de julho, a bola rolará no Velho Continente em vários cenários alternativos para a definição dos classificados para a próxima fase classificatória da maior competição de clubes do continente. O cenário ainda dista por muito dos times que muitos conhecem das glamorosas e bonitas noites de Champions, como diz a frase de André Henning. 

As primeiras partidas, que rolaram na última semana, definiram algumas situações, mas em sua maioria deixaram os jogos abertos. Assim como no caso das fases de mata-mata da edição passada, estes confrontos não possuem mais o gol fora de casa como critério de desempate e portanto qualquer resultado igual nos jogos de volta levará a decisão a prorrogação e pênaltis se o empate persiste.

Na terça-feira, na hora do almoço, o HJK tentará segurar sua vantagem contra o RFS em Riga, tendo vencido por 1 a 0 na Finlândia. Vantagem magra também será a que o Lech Poznan tentará segurar diante do Qaarabag, fora de casa. Quem conseguiu um bom placar foram os macedônios do Shkupi, que irão a Gilbratar com um 3 a 0 na bagagem. Zalgiris e Balkani duelam na Lituânia em um confronto aberto após o 1 a 1 do primeiro jogo, mesma situação do jogo entre Sheriff e Zrinjiski, que foi 0 a 0 e promete na decisão na Moldávia. 

Ainda na terça, o Bodo/Glimt tem vantagem boa diante do KÍ após vencer por 3 a 0 em casa, diferente do Ddidenleng, que só fez 1 a 0 e agora terá de segurar o Tirana na casa do adversário. O Shamrock Rovers é outro com boa vantagem, após vencer o Hibernians por 3 a 0 na Irlanda. O Ludogorets venceu a ida por 2 a 0 e agora visita o Sutjeska podendo perder por um gol de diferença, situação diferente do Malmo, finalista de 1979, que venceu o Viking por 3 a 2 e terá que segurar a pressão islandesa longe de casa.


Na quarta, Dinamo Batumi e Slovan jogam um duelo aberto após o 0 a 0 da ida na Eslováquia. Mesma situação do duelo entre Shakhtyor e Maribor na Bielorrúsia, de Ferencvaros e Tobol na Hungria e de Club e Pyunik na Romênia. O Linfield, que fará o último jogo desta etapa até perdeu para o New Saints pelo placar mínimo, mas pode reverter em casa.

A fase preliminar da Liga dos Campeões não tem muito respiro e os classificados já entrarão em campo na semana que vem. A próxima etapa terá alguns times mais conhecidos, como o Viktoria Pilzen, o Zurich, o Dinamo Zagreb, o Dynamo de Kiev e dois que já foram ao próprio mata-mata neste século: Fenerbache e Olympiakos, ambos inclusive no mesmo ano, na temporada 2007/2008. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações