Há 24 anos, Brasil vencia a Holanda nos pênaltis e se garantia na final da Copa do Mundo da França

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Taffarel defendeu dois pênaltis

Há 24 anos, o Brasil se classificava para mais uma final de Copa do Mundo. Depois de um grande jogo contra a Holanda, que terminou em 1 a 1, a Seleção conseguia a vaga nos pênaltis e ia para a sua segunda decisão consecutiva da competição. A partida foi muito disputada no Estádio Vélodrome, em Marselha, na França, com Taffarel pegando dois pênaltis e garantindo a classificação.

O Brasil iniciou a Copa do Mundo como uma das favoritas, pois tinha feito uma grande competição em 1994, quando ganhou da Itália nos pênaltis e se consagrou campeão. Muitos jogadores permaneceram e ainda houve uma renovação, com a entrada de alguns grandes jogadores.

A Seleção vinha fazendo uma competição com altos e baixos em 1998, com boas apresentações, como contra Marrocos e Chile, mas um tropeço contra a Noruega. Esses nuances foram claros nas quartas, na vitória por 3 a 2 sobre a Dinamarca. Já a Holanda vinha com um excelente time, e se colocou como umas das principais seleções da competição. Todos sabiam da partida difícil que ia ser, mas o país estava com uma grande expectativa de ganhar mais uma Copa do Mundo.

O jogo começou muito complicado, eram duas equipes fortíssimas, que gostavam de jogar ofensivamente, e tinham grandes jogadores que poderiam decidir a qualquer momento. Foi uma partida muito nervosa, por conta da importância, mas ambos times foram buscar a vitória.

A Seleção Brasileira foi um pouco melhor na primeira etapa, mas não conseguiu abrir o placar. Logo no início do segundo tempo, a seleção conseguiu fazer o primeiro gol, logo no primeiro minuto da etapa final, com Ronaldo, um dos craques da competição.

Depois do gol, a Holanda se soltou mais, até porque precisava do empate para levar os jogos para os pênaltis. O Brasil tentou se segurar e na base do contra-ataque tentar matar a partida, mas o jogo começou a ficar tensa para as duas equipes com o passar do tempo.

A Holanda foi fazendo uma pressão maior a cada minuto, praticamente uma blitz na área do Brasil, que não conseguia mais sair do campo de defesa. E aos 41 minutos, a equipe foi coroada com o gol de empate, Kluivert marcou e levou a partida para a prorrogação.

Na prorrogação a partida ficou mais tranquila, parecia que as duas equipes estavam com medo de se soltar, pois tomar um gol seria fatal para qualquer equipe, então acabou sendo dois tempos mais controlados e sem grandes chances para os dois times. A partida acabou em 1 a 1 e foi para a decisão de pênaltis. O país confiava muito em seu goleiro, que era um grande defensor de penalidades e já tinha uma linda história com a camisa amarelinha.


A Seleção Brasileira começou batendo as cobranças e Ronaldo fez o primeiro; na sequência De Boer empatou; Rivaldo manteve o Brasil a frente; Bergkamp empatou novamente; Émerson fez mais um; Cocu desperdiçou; Dunga manteve o Brasil com cem por cento; Ronald De Boer também perdeu. Taffarel se tornou novamente herói e garantiu a classificação da seleção para a grande final, que seria contra a França, que no dia seguinte eliminou a Croácia. Mas, aquela decisão seria um capítulo triste na história da Seleção Brasileira.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações