Elivélton e o gol do título corintiano no Paulistão de 1995

Por Felipe Roque
Foto: arquivo

Elivélton ficou apenas um ano no Corinthians, mas marcou o gol título do Paulistão de 1995

O título do Paulistão de 1995 é muito lembrado pela torcida corinthiana por ter sido uma conquista suada e contra o grande rival Palmeiras. O autor do memorável gol que deu o 21° troféu estadual ao Timão foi Elivélton, que completa hoje 51 anos de idade. Após uma disputa acirrada nos dois jogos, a grande final foi decidida na prorrogação e, com o gol do aniversariante do dia, o Time do Povo levou a melhor sobre o maior rival.

O Palmeiras saiu vencendo com gol de Nilson, aos 11 do 1° tempo. Mas Marcelinho Carioca tratou de empatar a decisão ainda na primeira etapa com um belo gol de falta. Já no final da prorrogação, Elivélton acertou um lindo chute que fez a Fiel torcida explodir de alegria e levar a taça estadual para o Timão.

O autor do gol do título tem uma história vitoriosa no futebol. Foi revelado pelo time do São Paulo, nos anos 90, e fez parte da equipe vitoriosa do Tricolor, conquistando dois estaduais, um campeonato nacional, duas Libertadores e um Mundial. Em sua passagem pelo time do Morumbi, vestiu a camisa em 69 oportunidades, marcando 12 gols.

Sua passagem pelo Tricolor começou em alta e terminou em baixa. Até o fim de 1991, ele era considerado uma das maiores revelações do futebol brasileiro e tinha ganhado espaço com Parreira na Seleção Brasileira. Porém, a partir de 1992, coincidentemente ou não, depois de levar uma pedrada jogando pela Canarinho, no Pré-Olímpico de 1992, no Paraguai, onde o Brasil não conseguiu a vaga para os Jogos de Barcelona, o meia-atacante caiu de produção.

Melhores momentos da decisão

Mesmo na reserva do Tricolor a partir de 1992, continuou sendo convocado por Parreira para a Seleção Brasileira e chegou a ser até titular em jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, em 1993. Porém, sua queda no São Paulo se refletiu com a Amarelinha, foi perdendo espaço e sequer foi cotado para estar entre os 22 que foram aos Estados Unidos.

Depois de defender o Tricolor, Elivélton foi jogar em solo japonês, pelo Nagoya Grampus, de 1993 até 1994. Fez 46 partidas, mas não somou nenhum gol pela equipe. Voltou ao Brasil, agora com a camisa do Corinthians, onde foi campeão paulista, marcando o gol na prorrogação, e campeão da Copa do Brasil, ambos os títulos conquistados em 1995.

Depois de ficar somente um ano no Timão, Elivélton transferiu-se ao Palmeiras, tornando-se um dos poucos jogadores a atuarem pelo Trio de Ferro da capital paulista. Pelo Verdão, foi campeão paulista de 1996 e atuou em 65 partidas, balançando as redes em 9 oportunidades. Em 1997, foi jogar no Cruzeiro, onde foi campeão da Copa Libertadores em 1997 e bicampeão mineiro, em 1997 e 1998.

No título continental de 1997 conquistado pelo Celeste, foi Elivélton que marcou o gol que levou a Copa para a Toca da Raposa. Ele era conhecido como o jogador extremamente sortudo em decisões, já que balançou as redes nas finais do Paulista, pelo Corinthians e da Libertadores, pelo Cruzeiro.


Ainda defendeu Vitória-BA, Internacional, Ponte Preta, São Caetano, Bahia, Uberlândia, Vitória-ES, União Rondonópolis, Alfenense, Francana e o mato-grossense Mixto, equipe onde encerrou a carreira no ano de 2010. Pela Seleção Brasileira principal, entre 1991 e 1993, fez 13 jogos e marcou um gol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações