Chilavert no Real Zaragoza - A primeira experiência do goleiro paraguaio na Europa

Por Felipe Roque
Foto: arquivo

Quando chegou no Real Zaragoza, Chilavert ainda não tinha estreado na Seleção de seu país

José Luís Chilavert, ex-goleiro paraguaio famoso por seus gols de pênalti e falta, marcou época no mundo do futebol e completa hoje 57 anos. Começou no futebol do Paraguai e rodou por diversos clubes, chegando até mesmo na Europa. Em sua primeira passagem pelo Velho Continente, defendeu o Real Zaragoza da Espanha.

Chilavert iniciou sua carreira no Sportivo Luqueño, ficou de 1982 até 1984 e foi negociado com o Guaraní-PAR, onde, em menos de um ano, foi campeão do Campeonato Paraguaio. Suas grandes atuações chamaram a atenção do San Lorenzo, da Argentina, onde ficou por 5 anos, atuando em 122 partidas. Não ganhou nenhum título, mas no centenário do clube argentino, foi homenageado como um dos maiores goleiros da história do 'Clube do Papa'.

Depois de suas grandes atuações em solo argentino, foi parar na Espanha, para defender o Real Zaragoza. Chegou lá cercado de grande dúvidas, já que ainda não era convocado para a seleção de seu país, que vivia uma renovação.

Foi justamente defendendo o time espanhol que Chilavert começou a ser chamado para a Seleção de Paraguaia, atuando nas Elminatórias para a Copa de 1990, fazendo até gol. Porém, no Real Zaragoza, a situação não caminhou tão bem. Pelo clube espanhol, onde disputou 90 partidas, permanecendo de 1988 até 1991, não teve sequência positiva e nem grandes atuações.

Suas polêmicas fora das quatro linhas acabaram ofuscando sua passagem, seu forte temperamento também acabou atrapalhando a carreira de Chilavert em território espanhol. Acabou saindo pela porta dos fundos do Real Zaragoza, em 1991, voltando ao futebol argentino, no Vélez Sarsfield, onde viveu a melhor fase na carreira.


No futebol dos hermanos, fez história, atuando em 341 partidas, e fazendo surpreendentes 48 gols, conquistando diversos títulos com a camisa do Vélez. Após a Copa do Mundo de 1998, onde foi um dos destaques da Seleção Paraguaia, elogiada pelo seu sistema defensivo,  Chilavert foi para a França, atuar pelo Strasbourg.

Ele ficou dois anos no futebol francês e voltou à América do Sul para jogar pelo Peñarol, onde ficou uma temporada e retornou ao Vélez, clube que foi ídolo e se aposentou no clube argentino em 2004. Chilavert foi um dos goleiros que mais fez história e é idolatrado até hoje no futebol paraguaio, tanto que anunciou que vai ser candidato a presidente do país.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações