Borçato no Vasco - Expulsão na estreia, apenas sete jogos e briga com Edmundo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Borçato em sua estreia pelo Vasco, contra o Grêmio, quando foi expulso

Jorge Henrique Pereira Borçato, mais conhecido como Borçato, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de julho de 1966, e completa 56 anos hoje. O volante, que também atuava como zagueiro, teve uma carreira com altos e baixos e algumas brigas dentro e fora de campo, o que acabou o prejudicando. Um belo exemplo foi em sua passagem pelo Vasco da Gama, em 1996

O jogador começou sua carreira no Juventus do Acre, em 1986, e rodou por alguns clubes até chegar no Sport. A sua passagem pelo clube pernambucano foi muito boa, Borçato conseguiu se destacar e foi campeão estadual pelo clube em 1994 e fez um bom Brasilerião naquele ano, mas não ficou muito tempo na equipe.

Depois da sua boa passagem pelo Sport, o jogador foi para o Atlético Paranaense, em 1995, para disputar a segunda divisão nacional. Pelo clube Paranaense, o jogador manteve um bom nível, continuou se destacando e conseguiu novamente uma ótima campanha pela equipe, foi Campeão da Série B do Brasileirão e garantiu o acesso à elite.

Mas após o título, o jogador rodou por alguns clubes pelo mundo, foi atuar no Braga de Portugal, depois retornou ao Brasil para jogar na Ferroviária e no Bangu. Não ficou muito tempo nesses times e, em 1996, chegou ao Vasco da Gama para disputar o Brasileirão.

A sua cara de bravo, sua barba e sua garra, eram características que chamavam a atenção de todos. Borçato se doava ao máximo a equipe, deixava sua vida em campo, a sua raça era algo fundamental para a equipe, mas às vezes acabava prejudicando a equipe.

Logo em sua estreia pela equipe, em jogo contra o Grêmio, em São Januário, por uma partida válida pelo Brasileirão, o jogador ficou apenas 11 minutos em campo, pois acabou sendo expulso após uma entrada muito forte em Paulo Nunes. Mesmo com a mesmo o Vasco conseguiu ainda sair na frente, mas acabou sofrendo o empate.

O seu estilo em campo agradava os torcedores, pois vinham nele um torcedor em campo, mas passava dos limites. Borçato teve um grande acontecimento dentro do clube, que o acabou tirando ele da equipe. Todos sabiam que o líder da equipe era o Edmundo, um dos melhores jogadores do mundo na época, mas que também tinha uma personalidade muito forte.


Os dois tinham uma amizade, mas em um treino as coisas desandaram. Em um treino, os dois acabaram brigando e Edmundo acabou saindo com um corte na testa, já Borçato saiu ileso da briga. Todos pensam que o corte que Edmundo tem até hoje é por conta de uma acidente de carro que ele teve, mas não, foi por conta da confusão no treinamento.

Por conta do acontecimento, a diretoria vascaína ficou do lado da sua estrela, e para proteger o ambiente do clube, acabou decidindo dispensar o atleta. Borçato atuou apenas em sete jogos pela equipe e após deixar o clube não conseguiu se firmar em mais nenhuma equipe, teve passagens por alguns e seu último registro foi no CSA, em 2002.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações