Atílio Ancheta - O zagueiro uruguaio ídolo do Grêmio

Por Felipe Roque
Foto: arquivo

Ancheta ficou nove anos no Grêmio

O uruguaio Atílio Ancheta, que completa 74 anos hoje, fui um dos grandes jogadores do seu país entre as décadas de 60 e 70. Parte da sua bela história foi no Grêmio, onde foi um marcante jogador do Imortal Tricolor entre 1971 e 1980.

Antes de pisar em território brasileiro, Ancheta vestiu a camisa do Nacional do Uruguai, onde ganhou diversos títulos, incluindo 3 títulos do Campeonato Uruguaio, 1 Copa Libertadores e 1 Mundial Interclubes. O zagueiro foi destaque no clube de Montevidéu, o que o levou para a seleção uruguaia na Copa do Mundo de 1970, sendo eleito um dos melhores em sua posição no campeonato mais importante da modalidade.

Após a Copa do Mundo de 1970, Ancheta foi representar a camisa tricolor, numa troca envolvendo Chamaco Rodríguez, no ano de 1971. O uruguaio, chegando no Olímpico com responsabilidade, já que sua seleção fez boa campanha no Mundial, e logo assumiu a titularidade na defesa.

Atílio Ancheta entrou em campo pelo Grêmio em 428 partidas, marcando 26 gols em sua grande passagem, se tornando um dos grandes ídolos da história do clube. Ficou do ano de 1971 até 1980, conquistando o tricampeonato gaúcho, nos anos de 1977, 1979 e 1980.

Sua passagem pelo Imortal foi marcante e, após sair do tricolor gaúcho, foi para o Milionários da Colômbia, onde não obteve o mesmo sucesso. Ficou somente um ano e voltou para o Nacional do Uruguai, onde se aposentou.


Depois de pendurar as chuteiras, Ancheta foi treinador, mas sem muito sucesso. Em 2022, causou uma surpresa em todos: o uruguaio foi um dos participantes do The Voice Brasil, mostrando em rede nacional que, além da habilidade com os pés, ele também sabe trabalhar como cantor.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações