A passagem de Zé Roberto pelo Flamengo em 1998

Por Felipe Roque
Foto: arquivo

Zé Roberto teve uma passagem rápida pelo Flamengo em 1998

O ex-meia e lateral-esquerdo Zé Roberto está completando 48 anos neste 6 de julho de 2022. Ele teve passagens históricas em diversos times do futebol brasileiro e mundial. O Flamengo é um desses clubes que têm o atleta em sua história, mais precisamente em 1998.

Revelado pela Portuguesa de Desportos, em 1994, Zé Roberto foi o jogador destaque da Lusa no Brasileirão de 1996, dois anos após sua estreia. O lateral, que neste certame também atuou como meia, foi um dos responsáveis por levar o time do Canindé até o vice campeonato nacional daquele ano, perdendo a grande final para o Grêmio, que era comandado por Luis Felipe Scolari, o Felipão.

O grande campeonato de Zé Roberto rendeu a ele o Prêmio Bola de Prata, escolhido como melhor lateral-esquerdo do torneio e despertou interesse em grandes clubes europeus, como o Real Madrid, que foi o destino do jogador revelado pela Lusa. No time espanhol, Zé Roberto não se destacou tanto como o esperado e, em 1998, foi emprestado ao Flamengo com o objetivo de ter mais minutos em campo e se garantir entre os 22 de Zagallo para a Copa do Mundo de 1998.

No time da Gávea, foi apresentado junto com Palhinha, Cleison (ambos saindo do Cruzeiro campeão da Libertadores em 1997) e Romário, que tinha passado um semestre no Valência da Espanha. Com a camisa rubro-negra, Zé Roberto atuou em 24 partidas, saindo como vencedor em 11 delas, empatando 9 e sendo derrotado 4 vezes.

Ele não marcou nenhum gol nessa rápida passagem pelo time do Flamengo, entretanto, conseguiu seu objetivo: o jogador foi convocado e esteve na Copa do Mundo como reserva de Roberto Carlos na lateral-esquerda da Seleção Brasileira.

Seu desempenho em campo nos times que defendeu e o fato de ter ido à uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, mesmno que na reservas, chamou a atenção do alemão Bayer Leverkusen, que negociou com o Real Madrid e comprou o jogador brasileiro. Com isto, depois do Mundial Zé Roberto nem voltou ao Flamengo.


Zé Roberto faria história no futebol alemão, defendendo também o Bayern de Munique, ter sido titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2006, no meio de campo, além de jogar por clubes como Santos e Grêmio. Ele teve uma brilhante carreira no futebol, se aposentando apenas em 2017, com 43 anos, quando ainda atuava pelo Palmeiras.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações