Roberto Belangero e sua idolatria no Corinthians

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Roberto Belangero foi um dos maiores jogadores da história do Corinthians

Nesta terça-feira, dia 28 de junho de 2022, Roberto Belangero estaria completando 94 anos de idade se ainda estivesse vivo. Enquanto jogador, jogou como volante e é considerado até hoje, um dos maiores jogadores da história do Corinthians.

Revelado nas categorias de base do clube alvinegro do Parque São Jorge, Roberto Belangero conseguiu se tornar titular do time principal em 1949. Ganhou a alcunha de "professor" tanto por parte dos torcedores e quanto dos seus companheiros de equipe e também era considerado o símbolo do Corinthians campeão do IV centenário.

O meio campista sempre é lembrado porque tratava a bola de maneira diferenciada e ainda tinha muita categoria que acrescentava demais no setor intermediário do Timão. Sempre vestiu a camisa 6, atuando ao lado de jogadores como Goiano e Idário e formou o meio de campo legendário que ganhou o paulista de 1954, do IV centenário.

Outra característica marcante de Belangero era o fato de jogar sempre de cabeça erguida e também não rifava a bola. Fazia papel de armador principal de todas os momentos ofensivos do Corinthians nas partidas em que esteve presente.

Apesar do fato de ser muito bom tecnicamente e tratar a bola com muita classe, Roberto também se contagiou com os gritos da fiel torcida e também a maneira corintiana de jogar, sempre demonstrando bastante raça, determinação e vontade. Tudo isso, fez com que ele se sagrasse um maiores ídolos para os adeptos da agremiação alvinegra.

Suas boas apresentações lhe rendaram uma vaga de titular da seleção durante as eliminatórias de 57. Porém, não foi ao Mundial de 1958 por conta de uma lesão muito recorrente na carreira.


Depois de defender as cores do Timão, encerrou sua carreira como jogador de futebol profissional no Newell's Old Boys da Argentina. Com as chuteiras penduradas, chegou a retornar ao Corinthians em 64, mas para assumir o comando técnico da equipe.

Segundo dados estatísticos do portal Meu Timão, o Professor disputou um total de 451 partidas pelo clube alvinegro e marcou 22 gols enquanto atleta. Conquistou três Campeonatos Paulistas (1951, 1952 e 1954) e três Copas Rio-São Paulo (1950, 1953 e 1954).
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações