Há 18 anos, Santo André 'calava' o Maracanã e conquistava a Copa do Brasil de 2004

Com informações da CBF
Foto: arquivo

Elvis comemorando o gol e o placar apontando os 2 a 0 para o Santo André

Há 18 anos, o Santo André fazia uma das maiores façanhas da história do futebol brasileiro. Em 30 de junho de 2004, em um Maracanã lotado, o Ramalhão sileciava os torcedores do Flamengo, vencia por 2 a 0 e conquistava a Copa do Brasil, o grande feito da história do clube do ABC.

Na 16ª edição da Copa do Brasil, em 2004, 64 times participaram da competição, que teve o Santo André como campeão inédito. Foram quatro vitórias, cinco empates e duas vitórias até o título. Os artilheiros da competição foram Alex Alves, do Botafogo, e Dauri de Amorim, do XV de Novembro, com oito gols cada. Pelo Santo André, o atacante Sandro Gaúcho foi o goleador da equipe, balançando as redes seis vezes.

O Santo André iniciou sua participação no torneio na fase preliminar, vencendo o Novo Horizonte por 5 a 0, no Estádio Durval Ferreira Franco. Na segunda fase, venceu o Atlético Mineiro, no jogo de ida, por 3 a 0, em casa, e perdeu por 2 a 0, no Mineirão. Nas oitavas de final, enfrentou o Guarani e empatou nos dois jogos. No primeiro, 1 a 1, e no segundo, 0 a 0 – avançou devido ao critério de desempate de gols marcados fora.

Pelas quartas de final, seu adversário foi o Palmeiras. No jogo de ida, empatou por 3 a 3, no Bruno Daniel. Na volta, empatou novamente mas dessa vez por 4 a 4, no Parque Antarctica. Diante do XV de Novembro, na semifinal, derrota por 3 a 4, no Pacaembu, e vitória por 3 a 1, no Olímpico.

A grande final foi contra o Flamengo. Na primeira partida, um jogo emocionante. Jogando em casa, o torcedor ramalhino assistiu Roger abrir o placar para o Flamengo, aos 26 minutos do primeiro tempo. O time voltou empenhado para o segundo tempo e, logo aos seis minutos, empatou com Osmar. Oito minutos depois, o Ramalhão virou o placar. Mas, no final do jogo, Athirson empatou para o Rubro-Negro.

O Flamengo jogaria a decisão em casa com a vantagem de dois gols feitos fora de casa. No entanto, no dia 30 de junho, no Maracanã, com um público de quase 72 mil pessoas, o Santo André venceu por 2 a 0, com gols de Sandro Gaúcho aos sete minutos, e Élvis, aos 22 do segundo tempo. O jogo acabou e o Santo André conquistou sua maior conquista nacional até hoje.


Relembre a trajetória do campeão:

PRIMEIRA FASE
18 de fevereiro – Novo Horizonte 0 x 5 Santo André – Durval Franco

SEGUNDA FASE
24 de março – Santo André 3 x 0 Atlético-MG – Bruno Daniel
7 de abril – Atlético-MG 2 x 0 Santo André – Mineirão

OITAVAS DE FINAL
14 de abril – Guarani 1 x 1 Santo André – Brinco de Ouro
5 de maio – Santo André 0 x 0 Guarani – Bruno Daniel

QUARTAS DE FINAL
12 de maio – Santo André 3 x 3 Palmeiras – Bruno Daniel
20 de maio – Palmeiras 4 x 4 Santo André – Parque Antarctica

SEMIFINAL
26 de maio – Santo André 3 x 4 XV de Novembro – Pacaembu
9 de junho – XV de Novembro x Santo André – Olímpico

FINAL
23 de junho – Santo André 2 x 2 Flamengo – Parque Antarctica
30 de junho – Flamengo 0 x 2 Santo André – Maracanã
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações