Fabien Barthez e sua primeira passagem pelo Olympique de Marseille

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Barthez em sua primeira passagem pelo Olympique

Um dos maiores goleiros franceses completa 51 anos. Fabien Alain Barthez, que nasceu em Lavelanet, na França, no dia 28 de junho de 1971, foi um grande arqueiro, inclusive defendendo times de seu país, como o Olympique de Marseille, cuja primeira passagem foi entre 1992 e 1995.

O jogador iniciou profissionalmente em 1990 quando subiu pelo Toulouse, ganhou destaque na equipe e foi contratado pelo Olympique de Marseille. Em 1992 chegou na equipe, que na época era o time mais forte do país, e brigava por todos os títulos nacionais e continentais.

Logo quando chegou foi se tornando importante e com pouco tempo conseguiu vaga na equipe titular. Mesmo muito jovem, tinha uma segurança muito grande e passava confiança para seus companheiros. Ele tinha uma agilidade muito grande e fazia ótimas defesas.

Logo em sua primeira temporada, conseguiu vencer os campeonatos mais importantes para a equipe. A equipe Francesa foi campeã da Liga Francesa e também da Champions League, e o goleiro sendo um dos grandes destaque da competição, fazendo ótimas atuações, e sendo o goleiro mais novo a conquistar, que foi batido em 2000 pelo Íker Casillas.

Mas as coisas acabaram mudando, em 1993 depois da final da Champions, foi descoberto manipulação nos jogos do Olympique e por conta disso acabou perdendo o título da competição. Além da perda do título, a equipe acabou sendo rebaixada e jogando pela segunda divisão.

Mesmo sendo um ótimo goleiro e tendo grandes propostas, ele preferiu continuar na equipe na segunda divisão e ajudou o time a subir, sendo campeão com tranquilidade na temporada 1993-94. Na próxima, o Olympique queria forma uma equipe forte para voltar a brigar por títulos grandes, mas para isso precisava vender jogadores.


O goleiro era uma grande oportunidade para fazer dinheiro, e por isso, a equipe decidiu aceitar a oferta do Monaco, um rival francês. Mas Barthez só foi para o clube em 1995, e deixou a equipe após vários jogos e com um título importante no currículo, mas foi brilhar em outra equipe, conseguindo ser campeão nas outras temporadas.

No Monaco, teve a primazia de ser titular da Seleção Francesa campeã do mundo em 1998. Isto chamou a atenção de clubes de outros países ele acabou indo para a Inglaterra, onde defendeu o Manchester United entre 2000 e 2003. Voltou ao Olympique, onde jogou mais três anos e foi vice-campeão do mundo pela seleção de seu país em 2006, ano que deixou Marseille e foi para o Nantes, onde encerrou a carreira no ano seguinte.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações