Copa Paulista 2022 começa nesta sexta-feira

Por Victor de Andrade, Lucas Paes, Ricardo Pilotto, Fabio Rocha e Emerson Gomes
Arte: O Curioso do Futebol


Começa nesta sexta-feira, dia 1º, a edição de 2022 da Copa Paulista, competição de segundo semestre para os times de São Paulo que estão nas três principais séries do futebol do estado. São 17 equipes, dividas em três grupos, sendo um com cinco e dois com seis equipes, na disputa do certame, que dá vagas para a Copa do Brasil e Brasileirão Série D de 2023.

Confira os grupos e as novidades das equipes:


GRUPO 1
BOTAFOGO - COMERCIAL
NOROESTE - MARÍLIA - SERTÃOZINHO

Botafogo Futebol Clube
Ribeirão Preto


O atual vice-campeão vai repetir a fórmula que por pouco não surtou em título na edição passada, mesmo competindo na Série C durante o certame o clube irá relacionar atletas não utilizados frequentemente e suspensos na competição nacional e atletas da base para tentar classificar-se as fases finais da competição, para aí tentar conquistar o troféu com seu elenco principal. Provavelmente o time será comandado na maioria das vezes pelo auxiliar Luciano Almeida (na foto junto com Paulo Baier).

Comercial Futebol Clube
Ribeirão Preto


Com três novidades no elenco além dos atletas que permaneceram após a campanha na Série A3, o Comercial cogita a busca por ao menos mais um jogador para o time que disputará a Copa Paulista. Destaque para o lateral-esquerdo Renan Barcelos, que teve passagens por Marília e Noroeste, rivais em chave na competição.

Esporte Clube Noroeste
Bauru


A maior vantagem do Norusca se dá no longo tempo de trabalho de seu treinador. Luiz Carlos Martins está há três anos no alvirrubro e chega com moral elevada após levar o tradicional clube de Bauru de volta a Série A2. Outro ponto enormemente positivo ao Noroeste é ter mantido boa parte da base que foi campeã da Série A3, o que traz uma vantagem contra vários rivais da competição. A equipe entra na competição como um dos favoritos a ir longe, justamente pelos fatores citados anteriormente e promete fazer boa participação, podendo até sonhar com o título.

Marília Atlético Clube
Marília


O Marília também anunciou a contratação de oito jogadores, entre eles o atacante Erik Bessa (foto), e a renovação de contrato com seis remanescentes da Série A3 do Campeonato Paulista. Sob o comando do técnico Guilherme Alves, o Marília se reapresentou na segunda quinzena de maio para se preparar para a competição.

Sertãozinho Futebol Clube
Sertãozinho


O Touro renovou completamente seu elenco e comissão técnica para a disputa da Copa Paulista deste ano de 2022. Depois de se salvar por pouco do rebaixamento no Paulistão da Série A3, o time do interior trouxe Alex Alves (foto) para o comando técnico e diversos novos jogadores, alguns trazidos pelo próprio novo treinador. Do time da Série A3 poucos continuaram. Assim como muitos na competição, o Sertãozinho será uma incógnita que será respondida nos primeiros jogos, mas promete e pretende fazer boa campanha nesta participação.


GRUPO 2
XV DE PIRACICABA - SÃO BENTO - RIO CLARO
PRIMAVERA - LEMENSE - DESPORTIVO BRASIL

Esporte Clube XV de Novembro
Piracicaba


O Nhô Quim é outra equipe que promete vir forte para a disputa desta Copa Paulista. Apesar de não ter conseguido chegar na última fase eliminatória para brigar pelo acesso à elite do futebol paulista, o clube de Piracicaba se acostumou a montar times competitivos e pode ser considerado um dos favoritos para levar o torneio.

Esporte Clube São Bento
Sorocaba


Atual vice-campeão da Série A2 de 2022, o Bentão é mais um dos clubes participantes que tentam voltar ao cenário do futebol brasileiro depois da alguns rebaixamentos nas divisões nacionais de acesso. Para oficializar este retorno, o clube de Sorocaba precisará continuar atuando como no primeiro semestre, quando conseguiu o acesso à elite do Paulistão junto com a Portuguesa. Kike Andrade (foto), técnico que era do Sub-20 do clube, foi promovido e estará à frente do Bentão principal no certame.

Rio Claro Futebol Clube
Rio Claro


Depois de bater na trave e quase subir para a elite do futebol paulista pelo segundo ano consecutivo, o Galo Azul de Rio Claro volta às suas atenções para esta competição, que poderá lhe dar uma vaga em competição nacional na próxima temporada. Porém, o time do interior precisou reforçar o seu elenco para ter sucesso neste semestre.

Esporte Clube Primavera
Indaiatuba


Eliminado nas quartas de final do Paulistão da Série A2 pela Lusa, o Fantasma de Indaiatuba chega com o mesmo treinador para a competição, com Wilson Júnior comandando um elenco que tem algumas permanências e outros diversos reforços. Entre os nomes mais conhecidos do elenco tricolor estão o defensor Rodrigo Arroz (foto), experiente com passagem por diversos clubes incluindo o Coritiba, e o meia Gabriel Terra, conhecido da torcida da Briosa por se destacar na equipe da Baixada Santista. O Primavera promete lutar pela classificação, mas talvez não tenha força para bater de frente com os principais times da competição.

Lemense Futebol Clube
Leme


Vindo de uma campanha muito aquém das expectativas na Série A2 do Campeonato Paulista deste ano, o Zulão vem como uma das equipes que poderá brigar por uma vaga no cenário nacional. Para isso, a equipe de Leme trouxe algumas peças para reforçar o seu elenco, e assim, tentar ir longe na competição. Entre eles veio o atacante Judson, ex-São Bento, que já defendeu a Seleção da Guiné Equatorial.

Desportivo Brasil Participações
Porto Feliz


O Desportivo Brasil vai entrar na Copa Paulista para fazer um laboratório visando o Campeonato Paulista da Série A3 de 2023. Para isto, o time não fez grandes contratações e vai apostar em jogadores oriundos de suas categorias de base para disputar a competição. Com isto, não dá para afirmar que o time de Porto Feliz deva fazer um bom papel no certame.


GRUPO 3
ÁGUA SANTA - PORTUGUESA - OESTE
SÃO CAETANO - JUVENTUS - EC SÃO BERNARDO

Esporte Clube Água Santa
Diadema


O Netuno após enfim conseguir disputar e se manter na série A1, agora quer voos maiores, e para isto usará a Copa Paulista para atingir as competições nacionais, a aposta é no técnico Tiago Carpini (foto) e em atletas experientes nas divisões inferiores dos estaduais, como o lateral Felipe Pará, o meia Patrick Allan e o atacante Gleyson. Outra boa novidade da equipe é o retorno do lateral Alaba, de 20 anos, que teve passagens por Atlético de Madrid e Flamengo.

Associação Portuguesa de Desportos
São Paulo


A Portuguesa, é uma das favoritas a ganhar a competição. O time vem fazendo um bom ano, sendo campeão do Paulistão A2, com uma linda campanha, e pretende manter o bom desempenho na Copa Paulista, conseguindo continuar com a base do elenco do título e o treinador Sérgio Soares. Se continuar com as boas atuações tem grande chance de conseguir mais um título na temporada. A Lusa ganhou a Copa Paulista em 2020.

Oeste Futebol Clube
Barueri


O Rubrão está no Grupo 3, mas neste momento vive uma fase complicada e com as atenções em outras competições. A equipe está vindo de altos e baixos no Brasileirão Série D, que está na reta final da primeira fase, e no Paulistão A2 chegou na semifinal e foi eliminado pelo São Bento. O Rubrão tem uma boa equipe e pode surpreender na Copa Paulista, fazendo um bom torneio.

Associação Desportiva São Caetano
São Caetano do Sul


O Azulão nas ultimas semanas se viu nos holofotes novamente, mas nas páginas policiais por problemas de seu presidente. Mas dentro de campo o trabalho é de continuidade, o treinador Axel foi mantido, e atletas importantes como o zagueiro Ferreira e o atacante Maranhão também seguem no plantel. Alguns reforços, como o atacante Mailson (foto) também foram trazidos para tentar devolver o São Caetano as competições nacionais.

Clube Atlético Juventus
São Paulo


O Juventus está no Grupo 3, uma chave difícil, mas a equipe quer e vai lutar pela classificação. A temporada não começou muito bem para o time, que não conseguiu passar da primeira fase do Paulistão A2 e que fez algumas modificações na diretoria do clube. Esta semana anunciaram o novo diretor de futebol, Tadeu Deradeli, que pretende trazer mais alguns jogadores para a competição. 

Esporte Clube São Bernardo
São Bernardo do Campo


O Cachorrão quase conseguiu o acesso ao Paulistão da Série A2, mas parou diante do Noroeste nas semifinais. Para a Copa Paulista, trouxe o treinador Júnior Martins (foto) e manteve uma boa base do time que disputou o estadual. Além destes jogadores, o Cachorrão contará com reforços em diversos setores do elenco, alguns deles, como o goleiro Caio e o zagueiro Wesley, já passaram pelo clube em outras oportunidades, inclusive disputando a própria Copa Paulista. O clube usará a competição para principalmente ter uma boa base pronta para o estadual em 2023.


FÓRMULA DE DISPUTA

Primeira fase - Participarão 17 clubes que formarão três grupos regionalizados, sendo dois com seis clubes e o outro com cinco onde cada um que jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte os dois melhores colocados de cada grupo maios dois dos três terceiros colocados.

Segunda fase - Os oito clubes classificados formarão quatro grupos com dois clubes cada e jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte o clube melhor colocado de cada grupo.

Terceira fase (semifinal) - Os quatro clubes classificados formarão dois grupos com dois clubes cada e jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte o clube melhor colocado de cada grupo.

Quarta fase (final) - Os dois clubes classificados jogarão entre si, em turno e returno, para definir o clube campeão, que escolhe ficar com a vaga entre Copa do Brasil e Brasileirão Série D, e vice-campeão, que fica com a vaga que sobrar.

Confira aqui a tabela da competição e aqui o regulamento.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações