A passagem de Zózimo pelo Flamengo

Foto: arquivo

Zózimo foi para o Flamengo antes de completar 33 anos

Neste domingo, 19 de junho de 2022, completaria 90 anos, se estivesse vivo, o ex-zagueiro Zózimo. Bi-campeão do mundo com a Seleção Brasileira, em 1958 e 1962, além de ser ídolo do Bangu, ele defendeu, por pouco tempo, o Flamengo, em 1965, após sair do Alvirrubro.

Zózimo Alves Calazans nasceu em Salvador, na Bahia. Começou a jogar em sua terra natal, mas quando tinha 16 anos foi descoberto por um olheiro do São Cristóvão, que o levou para o Rio de Janeiro. Quando tinha 18 anos, foi vendido para o Bangu, onde ficou por quase 15 anos e se tornou um dos maiores ídolos do clube. Nessa fase foi onde defendeu a Seleção Brasileira.

Em 1965, quando tinha 32 anos, deixou o Bangu. O Flamengo, vendo a possibilidade de ter um grande zagueiro, foi atrás dele e o contratou. A torcida imaginou que o Rubro Negro tinha dado um "tiro certeiro", que iria fortalecer o setor defensivo do clube.

Porém, não foi isto que aconteceu. Ele até estreou bem, com vitória sobre o Corinthians, por 4 a 2, no Maracanã, pelo Rio-São Paulo, em 20 de março. Em seguida, fez mais dois jogos pelo torneio: derrota por 4 a 1 para o Palmeiras e empate em 1 a 1 com o Botafogo.

No dia 21 de abril, ele entrava no gramado da Fonte Nova, em Salvador, na sua terra natal, e o Flamengo acabou sendo derrotado pelo Bahia por 3 a 0. Este acabou sendo o quarto e último jogo de Zózimo com a camisa do Rubro Negro. Por incrível que pareça.

Ainda em 1965, Zózimo iria para o Fluminense, onde também não teve sucesso. Ele jogaria também por Portuguesa, Esportiva de Guaratinguetá, Sport Boys, Porvenir Miraflores e CD Águilla, os três últimos do Peru, país onde encerrou a carreira em 1968.


No Peru, iniciou a carreira de treinador onde terminou a de jogador, no Águilla. Dirigiu também o Deportivo Municipal e Sport Boys, ambos peruanos. Em 1976, voltou ao Brasil, onde comandou o Bangu. Em 21 de setembro de 1977, sofreu um acidente automobilístico no Rio de Janeiro, vindo a falecer. Na época, ele estava treinando os jovens do Campo Grande e estava a caminho do Estádo Ítalo del Cima para trabalhar.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações