A boa passagem do paraguaio Juan Agüero pelo Sevilla

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Juan Agüero atuando no Sevilla

Juan Bautista Agüero foi um dos maiores jogadores da história do futebol paraguaio. Dono de uma categoria ímpar e também de um bom faro de gol, o atacante, que completaria seus 87 anos neste dia 24 de junho, fez muita história atuando pelo Olímpia antes de desembarcar e marcar seu nome no Sevilla, sendo um dos primeiros de seu país a atuar na La Liga, nos anos 1960. 

Ele chega a Andaluzia depois de atuar durante três anos no gigante Olímpia, ainda sendo um jovem de pouco mais de 20 anos quando desembarcou nas terras espanholas. Chegou ao clube alvirrubro para jogar junto com Achúcarro, defensor que faria ainda mais história no clube andaluz, mas vinha como uma grande esperança para a instituição.

Sem nunca ser um grande artilheiro, Agüero estreou no início de 1959 e em sua terceira partida pelo Sevilla, diante do Granada, marcou seu primeiro gol. Seriam três na temporada de estreia e inúmeras contribuições através de boas jogadas feitas pelo flanco ofensivo do time. Na temporada seguinte, diante do Valladolid, faria pela primeira vez dois gols no mesmo jogo pelos Palanganas. Terminou sua primeira campanha completa pelo clube com 9 gols em 21 jogos. 

Na temporada 1960/1961 esteve longe de marcar muitos gols, fazendo apenas 4 ao longo do ano, porém balançando o barbante diante do Barça, em um empate por 2 a 2. No biênio de 1961/1962, além de voltar a uma marca razoável de gols, com 7 durante o ano, fez outro diante do Barça. Nas duas temporadas seguintes, viveu momentos conturbados e não conseguiu contribuir como fizera anteriormente. 


Sua última temporada pelos Palangas acabou culminando numa das mais marcantes em sua trajetória pelo clube. Marcou 7 gols ao longo de 26 jogos, incluindo outra vez um diante do Barcelona, que deu a vitória aos andaluzes diante dos catalães e por outras duas vezes balançou a rede em duas oportunidades no mesmo jogo. Curiosamente, seu último gol também veio diante do Barcelona, sua principal vítima na Espanha.

Vai ver por alguma superstição devido a seu prazer em marcar diante dos Culés o Real Madrid o levou para jogar pelos Merengues na temporada seguinte. No total, fez 134 jogos pelo Sevilla, marcando 36 gols, passando pelo clube num momento conturbado onde os títulos não eram comuns como são hoje. Pelo Real Madrid, seria campeão europeu, apesar de pouco jogar. Passaria ainda peo Granada, onde penduraria as chuteiras em 1967. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações