Pretinha, uma das maiores jogadoras do futebol feminino brasileiro

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Pretinha foi uma das maiores jogadoras do futebol feminino brasileiro

Neste dia 19 de maio de 2022, Delma Gonçalves, mais conhecida como 'Pretinha', está completando 47 anos de idade nesta quinta-feira. Além de contribuir com à Seleção Brasileira em várias oportunidades, foi também influenciadora ao fazer as meninas acreditarem que a modalidade poderia crescer por todo o Brasil. Defendeu a Amarelinha na primeira Copa do Mundo Feminina da história, realizada em 1991, mesmo ano em que debutou pela equipe Canarinho.

Na época, jogar um mundial de futebol apenas disputado por mulheres era um marco para toda geração que que queria ver a modalidade crescendo. Pretinha fez isso se tornar realidade ao escrever o seu nome ao disputar 'simplesmente' cinco Copas de 1991, 1995, 1999, 2003 e 2007, além de também marcar presença em nos Jogos Olímpicos de 1996, 2000, 2004 e 2008.

Outro grande feito de Delma foi ter sido a primeira jogadora e artilheira a marcar gols nas Olimpíadas pelo Brasil. No ano de 1996, quando os jogos olímpicos foram realizados em Atlanta, Pretinha fez os dois gols da Seleção no embate diante da Noruega logo na primeira rodada. Mais tarde ela ainda faria balançaria as redes mais quatro vezes ao longo e se tornaria a principal goleadora da competição. Em 2004, nos Jogos de Atenas, ficou com primeira medalha de prata do Brasil na modalidade. Exatamente quatro anos depois, foi mais uma vez vice campeã em Pequim.

Um dos momentos marcantes da Seleção Brasileira aconteceu em 2007, ano em que o Rio de Janeiro sediou os Jogos Pan-Americanos. Foi exatamente neste torneio em que a equipe mostrou a força da modalidade. Na época, a Amarelinha já contava com jogadoras como Pretinha, Cristiane, Formiga e Marta no elenco. Ao longo da campanha, as brasileiras venceram seis jogos, anotaram 33 tentos e não foram vazadas. Na grande decisão, o Brasil ainda aplicaria uma goleada pelo placar de 5 a 0 sobre o selecionado norte-americano na grande decisão.



Vale lembrar que ao longo da carreira, Pretinha brilhou nos Estados Unidos e na Ásia. Chegou a ficar um tempo afastada dos gramados por conta de uma lesão grave no joelho e a tratou no Brasil, mas percebendo a falta de incentivo a modalidade, voltou ao exterior. Em seu país, defendeu as cores do Vasco da Gama.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações