O Santos campeão do Rio-São Paulo de 1959

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Santos de 1959

O final da década de 1950 e, é claro, a insana década de 1960 foram os períodos mais gloriosos da trajetória gigantesca do Santos Futebol Clube. Durante aquela época, o Peixe era o melhor time de futebol do planeta e encantou o mundo inteiro com seu esquadrão. Em 1959, quando o Alvinegro Praiano ainda começava a formar o maior time de sua história, a equipe conquistou o primeiro título que foi além das fronteiras do estado, quando os santistas levantaram o Rio-São Paulo.

Na época, o Rio-São Paulo foi um torneio de pontos-corridos entre 10 times jogando entre si num único turno. Santos, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Lusa, Fluminense, Flamengo, Botafogo, Vasco e América. O campeão, obviamente, seria o time que obtivesse mais pontos ao longo da competição, um regulamento relativamente simples.

O Alvinegro Praiano estreou vencendo o Botafogo por 4 a 2 fora de casa, no dia 9 de Abril. Na sequência, o Alvinegro Praiano bateu o Flamengo, na Vila Belmiro, por 3 a 2. A terceira partida foi um empate com o Fluminense, também na Vila Belmiro, por 1 a 1. Se seguiu outro jogo em Santos, uma vitória por 2 a 0 sobre a Lusa, seguida por outro jogo em casa e outra vitória, por 4 a 3, diante do São Paulo, na Vila.

Na metade final da competição, o Peixe venceu o Corinthians por 3 a 2, mas acabou conhecendo também sua primeira derrota, perdendo em São Paulo para o Palmeiras por 2 a 1, seguida por outro infortúnio contra o América, no Rio de Janeiro, por 4 a 3, o que deixou Santos e Vasco com chances de título e se enfrentando no Pacaembu na última rodada. A decisão aconteceu no dia 17 de maio de 1959. 


Sem dar chances aos vascaínos, o Santos foi melhor desde o início e contou com um dia inspirado do jovem Coutinho, de apenas 15 anos. Depois de tanto infernizar a defesa cruzmaltina, ele abriu o placar no segundo tempo, viu Pelé fazer o segundo e marcou o terceiro gol, fechando o marcador em 3 a 0 para o Santos, que saiu campeão, com seis vitórias, um empate e duas derrotas em nove jogos. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações