O início de Toninho Cecílio no Palmeiras

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Toninho começou no Palmeiras

Hoje conhecido por trabalhar com gerência de futebol de clubes, o ex-zagueiro Toninho Cecílio, que completa 55 anos neste dia 27 de maio, teve uma longa trajetória dentro dos campos. Vestiu diversas camisas do futebol brasileiro e jogou até no Japão durante seus 15 anos como profissional. O início de sua trajetória dentro dos campos se deu no Palmeiras, nos anos 1980.

Cria da base do Verdão, Toninho chegou ao time de juvenis do Palmeiras depois de desistir de jogar basquete e optar pelo futebol, ainda nos anos 1980. Estreou profissionalmente em 1985, num amistoso diante do Ituano e só fez aquela partida no profissional em 1985, seguindo no time de base. Em 1986, atuou em seu primeiro jogo de competição oficial, quando esteve em campo diante da Lusa, pelo Paulistão. 

Seria em 1987, com Toninho já aproximando os 20 anos, que a carreira viraria de vez e ele passasse a ser titular da zaga do Verdão. Toninho chegava a um time fragilizado pela perda do estadual para a Inter de Limeira no ano anterior e que já vivia uma incomoda fila de conquistas. Fez um ótimo ano em 1987 e a partir de então passou a ser figurinha carimbada na escalação titular do Palmeiras, onde seguiria nos anos seguintes.

A partir de 1988, virou figurinha incontestável na escalação e passou a jogar mais no time titular. Chegou inclusive a Seleção Brasileira atuando pelo Palmeiras. Ficou no Alviverde Imponente até o ano de 1992, quando já mais experiente acabou negociado com o Botafogo as vésperas do início da gloriosa era da Paramalat. 


No total, em quase 10 anos no clube, seis desses jogando no time profissional, atuou em 273 partidas com a camisa alviverde, marcando 12 gols. Toninho esteve em atividade até o ano de 2001, quando já com muita experiência pendurou as chuteiras atuando pelo Santo André. Hoje, tenta a carreira como treinador, após chegar a passar pela gerência de futebol em alguns clubes. Seu último trabalho foi no Taubaté, em 2021. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações