O início de Cantona no Auxerre

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Cantona atuando pelo Auxerre

O francês Eric Cantona, que está completando 56 anos neste dia 24 de maio, é um dos grandes nomes da história do futebol de seu país. Reconhecido durante a carreira tanto pelo que fez dentro de campo quanto pelas polêmicas que viveu fora dele, o ex-atacante começou sua carreira atuando pelo Auxerre, onde jogou nos primeiros anos de sua trajetória, ainda nos anos 1980.

Cantona chegou ainda muito jovem na base da equipe dos "Diplomatas". Tinha apenas 15 anos quando passou a jogar nas categorias de formação do Auxerre, vindo do SO Les Callois. Ele chamou a atenção do clube devido as ótimas atuações que teve ainda muito jovem no Callois, segundo contam marcando mais de 200 gols. Rapidamente ascendeu ao profissional do time azul e branco, ficando apenas dois anos na base.

Estreou em 1983, no final do ano, numa goleada por 4 a 0 sobre o Nancy, em casa, no dia 5 de novembro. Marcaria seu primeiro gol apenas no finalzinho da temporada seguinte, quando fez o gol da vitória diante do Rouen, fora de casa. Ainda terminaria aquela temporada marcando o gol de empate diante do Strasbourg, na última rodada. 


Curiosamente, apesar de esperarem uma melhora, Cantona ainda não conseguiu jogar o que se esperava no biênio de 1985/1986. Acabou inclusive emprestado ao Marigues, onde foi bem na segunda divisão. Foi só a partir da temporada seguinte, que já um pouco mais maturado, Cantona conseguiu mostrar um ótimo futebol e marcou 17 gols ao longo das disputas. Na temporada seguinte, voltou a fazer bons números, com 10 gols e outras ótimas atuações.

Seu bom futebol, que passava também pelos dribles e jogadas que criava, já que não era mesmo um grande artilheiro, acabou chamando atenção do Olympique de Marseille, que o contratou por 22 milhões de Francos Franceses, um recorde na época. Deixou o Auxerre com 29 gols em 94 jogos pelo clube, tendo conquistado apenas a Copa Delle Alpi, um torneio amistoso da época.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações