Kennedy Nagoli - Um zimbabuense no Santos FC

Por Fábio Rocha
Foto: Arquivo

Kennedy atuando pelo Santos

O time do Santos ficou com a marca de ter parado uma guerra que estava acontecendo na África, por conta do Pelé. Por isso, em 1995, a equipe além de ver potencial no jogador, viu como uma grande jogada de marketing e trouxe Kennedy Nagoli. O meia atacante nasceu em Zimbábue, no dia 24 de maio de 1973 e está completando 49 anos.

Pelé viu o atleta e trouxe o meia atacante para jogar no clube, além dele, o clube trouxe o sul-africano Arthur. Kennedy chegou em 1995 e se tornou o primeiro africano a atuar com a camisa santista. A jogada de marketing não deixou a torcida tão contente, pois era uma aposta da diretoria, e o Peixe vivia uma época de seca de títulos, então acabou não pegando muito bem.

Se a aposta desse certo, a torcida mudaria de ideia, mas não foi isso que ocorreu. O meia ainda era jovem quando chegou, com apenas 22 anos, e como era indicação do Rei do futebol, todos esperavam que fosse diferenciado, mas ele acabou não mostrando muita coisa.

Fez seu primeiro gol em um clássico contra o Corinthians, o que gerou até uma euforia pois o jogador poderia deslanchar. Kennedy marcou um golaço, cortando o zagueiro e chutando forte no ângulo, sem chances para o goleiro, e a partida acabou 3 a 1 para o Peixe, dando o título do Torneio Verão.

Apesar do golaço, o meia não deslanchou e não conseguiu arranjar espaço na equipe titular. Mesmo estando no elenco, não era muito utilizado, ficava sempre no banco e entrava em algumas partidas sem grande relevância durante a temporada de 1995.

O seu primeiro gol, como dito, foi feito no dia 24 de janeiro de 1995. Além desse, ele marcou outro nesta temporada, no dia 11 de Abril, quando recebeu um cruzamento e em baixo da traves apenas cabeceou a bola para o fundo da rede. Kennedy entrou no lugar de Kiko e marcou esse gol de empate contra o Juventus. Depois, o Santos conseguiu a virada para 2 a 1.

Em 1996 não fez nenhum gol e ainda ficou marcado por um lance bizarro que aconteceu no Campeonato Paulista. Kennedy acabou escorregando dentro da área e caiu com a mão na bola, o árbitro Léo Feldman marcou um pênalti injusto contra o Santos na ocasião.


Após esse lance o jogador caiu mais ainda de rendimento e não ficou por muito tempo na equipe santista. Alguns meses depois disso foi negociado com o futebol europeu. O meia-atacante foi atuar no futebol grego pelo Aris e depois foi para PAS Giannena, também da Grécia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações