Há 20 anos, Corinthians conquistava o último Torneio Rio-São Paulo

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Corinthians foi campeão da última edição do torneio

Nesta quinta-feira, dia 12 de maio de 2022, completam-se 20 anos que o Corinthians conquistou a última edição do Torneio Rio-São Paulo. Naquela ocasião, o Timão enfrentou o São Paulo na grande decisão  e conquistou o seu quinto troféu da competição.

Além do clube alvinegro do Parque São Jorge, o estado também esteve representado por equipes como Palmeiras, São Paulo, Santos, Portuguesa, São Caetano, Etti Jundiaí (hoje conhecido como Paulista), Ponte Preta e Guarani. Pelo lado carioca, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Botafogo, Bangu, América-RJ e Americano participaram.

Ao longo do certame, o Timão fez uma excelente campanha. Na primeira fase, o Coringão somou 31 pontos em 15 jogos disputados, junto com o Palmeiras. Terminou na liderança por causa do saldo de gols superior em relação ao Verdão. Foram 9 vitórias, 4 empates e duas derrotas. Foram 30 tentos marcados contra 14 sofridos.

Pelo regulamento, os quatro primeiros colocados se classificariam para as semifinais. Seu adversário foi o São Caetano, que fechou a fase anterior na quarta posição com 25 pontos. Após empate em 1 a 1 na primeira partida e vencer o segundo confronto pelo placar de 3 a 1, o Corinthians avançou para a grande decisão. Do outro lado, o São Paulo eliminou o Palmeiras com dois empates, 1 a 1 e 2 a 2. Com isso, o Tricolor Paulista conseguiu a classificação.

Na final, o Corinthians venceu o confronto de ida pelo placar de 3 a 2 no Morumbi, com o time treinado pelo treinador Nelsinho Batista jogou na condição de mandante. Na ocasião, os gols do Timão foram marcados por Deivid, Leandro e Gil, enquanto Adriano e Beletti balançaram as redes para a equipe do Tricolor Paulista.

No jogo de volta, o clássico Majestoso realizado novamente no Morumbi, mas desta vez, com mando corintiano. O São Paulo logo abriu o placar aos 2', com gol marcado por Reinaldo, mas o gol do título alvinegro viria aos 37' do segundo tempo, anotado por Rogério.


Com o placar agregado de 4 a 3 a favor do time do Parque São Jorge, o Corinthians conquistou o seu quinto e último título disputado. Depois de 2002, o Torneio Rio-São Paulo deixou de existir por conta do novo formato do Campeonato Brasileiro, que passou a ser disputado através de pontos corridos, o que conhecemos até hoje.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações