A primeira vez da Lusa sob o comando de Prisco Palumbo em uma competição feminina nacional

Por Edson de Lima
Foto: Acervo Pessoal Laura Damaso

A Lusa da partida em 2013

Foi no já longínquo 2 de fevereiro de 2013, a mais de nove anos, que a Associação Portuguesa de Desportos fez sua estreia em uma competição nacional na gestão do treinador Prisco Palumbo. O adversário foi o Cruzeiro Esporte Clube do Rio Grande do Sul no estádio Vermelhão da Serra em Passo Fundo, pela Copa do Brasil Feminina.

O time rubro-verde entrou em campo com: Ana Lucia Dida, Edilaine, Linda, Siméia e Juliete; Scarlet (Edna), Laura e Cinthia (Joyce); Grazi, Tiga (Du) e Naty. A Lusa venceu por 5 a 0 e os gols foram de Adriana Tiga (2), Grazi, Laura e Du.

Com este resultado a Lusa Feminino eliminou o jogo de volta (conforme o regulamento) e enfrentou na segunda fase o Centro Olímpico no Canindé. Após empate sem gols nos 90 minutos, a decisão foi para os pênaltis que terminou com placar favorável ao time adversário.

Histórico em competições nacionais da CBF - Desde a estréia na Copa do Brasil de 2013, até a partida contra o Ceará, válida pela segunda fase da série A2 em 22/5/2019 no estádio Presidente Vargas em Fortaleza (vitória por 2 a 0), a Lusa já disputou 71 partidas. Sendo 2 pela Copa do Brasil, 51 pela série A1 e 18 pela série A2.

Artilharia histórica - Entre o primeiro gol de Adriana Tiga contra o Cruzeiro, até o mais recente marcado por Silmara no jogo contra o Ceará em 2019, foram 62 gols marcados por 31 atletas diferentes. Encabeçam a lista de artilheiras as seguintes atletas:

Lucélia Tobias - 7 gols
Laiane Delfino - 5 gols
Juliana Dias "Du" - 4 gols
Karol Lins - 4 gols
Dayana Dias - 4 gols
Bia Pereira - 4 gols


Aqui enaltecemos a todas as atletas que defenderam a equipe de futebol feminino da Portuguesa de Desportos nestas competições, bem como os profissionais de comissão técnica e apoiadores. O levantamento abrange o periodo de março de 2010 até dezembro de 2019, onde a Lusa participou pela última vez de uma competição nacional de futebol feminino.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações