Rondinelli. o "Deus da Raça" e sua linda relação com o Flamengo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Rondinelli sendo carregado: foi apelidado de "Deus da Raça"

Um dos grandes jogadores da história do Flamengo completa hoje 57 anos. Antônio José Rondinelli Tobias, mais conhecido como Rondinelli, nasceu no dia 26 de abril de 1955, em São José do Rio Pardo, São Paulo. O zagueiro se tornou uma peça fundamental na equipe e ganhou a idolatria da torcida Rubro-Negra, sendo chamado como "Deus da raça".

Rondinelli chegou no clube em 1968, com apenas 13 anos, e por lá ficou até fazer toda sua base na equipe carioca. Em 1971, o zagueiro começou a ter chances na equipe principal, com apenas 16 anos, mas não se firmou no time, pois era muito jovem e precisava ganhar mais experiência.

Em algumas partidas de menor expressão, o jovem jogador foi entrando para ganhar bagagem e experiência. Rondinelli foi aos poucos participando mais dos jogos e se tornando um jogador importante para o grupo o Rubro-negro. A partir de 1973, ele foi se tornando titular.

E em 1974 não largou mais a vaga de zagueiro na equipe do Flamengo, se tornando um dos líderes daquele elenco. Mesmo jovem, com apenas 19 anos, Rondinelli já era uma grande liderança dentro do grupo e era muito importante dentro de campo, pois era um zagueiro fora do comum.

Com as temporadas, ele ia mostrando a sua garra e sua habilidade, para Rondinelli não existia bola perdida, ele estava em todas. Era um zagueiro espetacular e quando ia para o ataque em bolas paradas sempre gerava perigo, pois tinha um ótimo posicionamento e cabeceio.


O maior ídolo da história do Flamengo, Zico, já falou com muito carinho sobre o zagueiro, pois os dois atuaram juntos. O grande camisa 10 diz que o único jogador que ele viu dividir bola com a cabeça, foi Rondinelli. O fato aconteceu no Fla-Flu, quando o zagueiro usou a própria cabeça para tirar a bola dos pés de Rivelino.

Por conta dessa raça e vontade, a torcida Rubro-Negra deu para ele o apelido de "Deus da raça", pois era um jogador que entrava pra brigar em todas as bolas e não tinha medo de nenhuma dividida.

Mas foi em 1978 que Rondinelli entrou para a história do Flamengo. Na final do Campeonato Carioca contra o Vasco, o zagueiro foi para a área no final da partida e de cabeça fez o gol do título do Mengão e conseguiu firmar seu nome entre os maiores ídolos do clube. A temporada foi fantástica para o zagueiro, fez um belíssimo ano e ganhou o prêmio individual "Bola de Prata da Revista Placar de 1978".


O zagueiro além desse título que foi fundamental, ganhou mais três Campeonatos Cariocas, mas o título de maior relevância de Rondinelli no clube aconteceu em 1980, em seu último ano no clube. O Flamengo conquistou seu primeiro título do Campeonato Brasileiro.

Após o título, o jogador foi respirar novos ares após 14 anos no clube, no final do ano foi contratado para jogar no Corinthians. Rondinelli deixou o Flamengo com 396 partidas e 14 gols marcados. Depois do Timão, ainda defenderia o Vasco, em 1982. Encerrou a carreira no Goiás, em 1987.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações