Rincón e o grito de gol mais alto da história colombiana

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Foi um belo gol de Rincón

O mundo começou o dia 14 de abril com a triste notícia da morte de Freddy Rincón, ex-volante colombiano que é ídolo do Corinthians e tem diversas passagens no futebol brasileiro. Um dos maiores jogadores da história do país, ele tinha apenas 55 anos. Antes de se redescobrir com um técnico jogador de meia cancha graças a Vanderley Luxemburgo, Rincón jogava mais à frente do campo e foi assim que marcou o gol que a Colômbia mais comemorou em sua história, contra a Alemanha em 1990.

A imagem recente da Seleção Colombiana é positiva, já que a equipe passou a recente impressão de ser uma força do futebol sul-americano que inclusive surpreendeu ao não ir para a Copa do Mundo. Em 1990, a Colômbia tinha o que era sua melhor geração historicamente (há quem discuta que talvez não seja mais depois dos feitos de James Rodriguez e sua turma) e a equipe chegou a última rodada da fase de grupos com chance de classificação.

O palco do jogo era o San Siro, em Milão. Aos sul-americanos, pelo menos o empate era necessário, já que o time havia perdido para a Iugoslávia. O jogo foi apertado e extremamente disputado, com a técnica colombiana se saindo bem e obrigando Ilgner a trabalhar, mas com o futebol força alemão, na época pelo menos, também obrigando Higuita a fazer algumas defesas. O primeiro tempo seguiu assim e ficou em zero, placar que era favorável ao time colombiano e que obviamente não mudaria muita coisa para a Alemanha.


Aos 43' do segundo tempo, quando parecia que o jogo ficaria no zero, a Alemanha pulou na frente com Littbarski. Porém, a equipe cafetera não perdeu a cabeça e aos 47', o cabeludo Valderrama recuperou uma bola e começou uma das jogadas mais bonitas que a Copa do Mundo já viu, a Colômbia rodou a bola pra lá, rodou a bola pra cá, Valderrama fintou três tedescos no meio disso e ela chegou a Rincón, que saiu na cara de Ilgner e tocou com categoria por baixo das pernas do goleiro, explodindo um país inteiro num grito de gol.

A Colômbia avançou como uma das melhores terceiras colocadas e foi até as oitavas para enfrentar outra surpresa, a ótima seleção camaronesa de Roger Milla que acabou eliminando os cafeteros na prorrogação e só não foi semifinalista da Copa do Mundo por azar, já que cairia para os ingleses. Rincón ficou marcado na história do futebol de seu país por fazer o gol que a Colômbia mais alto comemorou em sua história, uma marca que deve ser lembrada no dia em que o meiocampista foi jogar no time dos eternos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações