O goleiro Manga encerrando a carreira no Barcelona de Guaiaquil

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo 

Manga quando jogou no Equador

O goleiro brasileiro Haílton Corrêa de Arruda, mais conhecido pelo apelido Manga, que esta completando 85 anos neste dia 26, é um dos grandes nomes da posição na história do futebol brasileiro, ao ponto do dia do goleiro ter sido criado em sua homenagem. Dono de diversas passagens marcantes por clubes do seu país natal. Encerrou sua trajetória atuando pelo Barcelona de Guaiaquil, do Equador, já no início da década de 1980. 

Ele chegou ao tradicional clube equatoriano depois de deixar o Grêmio, por onde havia jogado até 1980. Conhecido pela mentalidade vencedora, chegou prometendo aos torcedores que seria campeão no clube. Mesmo com mais de 40 anos, assumiu a titularidade no gol e rapidamente se tornou um dos jogadores mais queridos e respeitados pela torcida. 

Foi um dos destaques do Barcelona na conquista do Campeonato Equatoriano de 1981, cumprindo com honras sua promessa de levar a equipe a um título. Foi um dos melhores jogadores na campanha de Los Amarillos rumo ao título e caiu nas graças dos torcedores. Se ambientou muito bem no país e gerou uma identificação equivalente a que criou com o Botafogo, tendo, porém passado muito mais tempo no time carioca.

Deixou o Barcelona após o ano de 1982, após conquistar outro título nacional. se aposentando do futebol após entrar na história do maior clube do Equador em pouquíssimo tempo. Foi o jogador mais velho a ganhar um campeonato equatoriano, com 43 anos já completados na época. Tamanha foi sua identificação e gratificação que se manteve morando na região de Guayaquil após se aposentar. Ele morava no Equador até pouquíssimo tempo, quando veio buscar ajuda para um problema de saúde aqui no Brasil.


Por sinal, esta situação é mais uma que mostra a tamanha identificação do arqueiro com o país e com o Barcelona. Sabendo do problema de saúde de seu ex-jogador, os Amarillos custearam o tratamento, fazendo com que ele viesse ao Brasil e pudesse encontrar um tratamento já que não achava vagas em hospitais de Quito. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações