Com todos os times se enfrentando na primeira fase, Brasileirão Série C começa neste sábado

Por Victor de Andrade, Lucas Paes, Fabio Rocha, Emerson Gomes, Ricardo Pilotto
Arte: O Curioso do Futebol


Começa neste sábado, dia 9, a edição de 2022 do Campeonato Brasilerio da Série C. Nesta temporada, a competição tem uma grande novidade na primeira fase, onde todos os times se enfrentarão em turno único, ao invés dos dois grupos dos anos anteriores. 20 times estão na competição.

Confira como estão as equipes:

ABC Futebol Clube
Natal-RN


O ABC volta a série C e tenta retomar o caminho para subir mais ainda no cenário nacional, para isso foi trazido o técnico Fernando Marchiori. A base da equipe que conquistou o acesso no ano passado foi mantida, alguns reforços chegaram ainda para o estadual, como o meia Allan Dias e o atacante Jefinho. Mas a equipe deverá se reforçar mais durante a competição, para que consiga lutar por classificação para a segunda fase.

Associação Atlética Altos
Altos-PI


Ao contrário do que muitos cogitavam, na temporada passada o Altos não sofreu com o fantasma do rebaixamento. Para buscar a classificação e sonhar com o acesso a equipe aposta no técnico Carlos Rabelo, na manutenção da sua equipe e em alguns reforços internacionais como o goleiro sérvio Nikola Peric, o volante boliviano Paul Justiniano e o meia colombiano Fabian Zambrano. Dois atletas russos chegaram a ser anunciados, mas o acordo foi rompido após a descoberta de suspensão dos atletas por envolvimento com apostas.

Associação Atlética Aparecidense
Aparecida de Goiânia-GO


A Aparecidense foi campeã da Série D no ano passado e conseguiu o acesso à Série C. O time trouxe alguns reforços para melhorar o time, mas o objetivo do elenco é permanecer na divisão, sem passar sufoco e tentar surpreender na competição. A equipe estreia contra o Ypiranga.

Futebol Clube Atlético Cearense
Fortaleza-CE


Recém-chegado a divisão, o Atlético certamente focará seus esforços em 2022 na tentativa de se manter na Série C. Até o momento, o ano da Águia foi extremamente complicado. A má campanha no estadual gerou um rebaixamento inesperado e com isso a preocupação com a permanência aumentou ainda mais. A verdade é que o próprio acesso já foi uma “zebra” diante da organizadíssima Ferroviária e é difícil imaginar que a estadia do Atlético na terceira divisão nacional dure mais de uma temporada.

Botafogo Futebol Clube
João Pessoa-PB


O Botafogo chega ao Brasileirão Série C 2022 após conquistar a vaga na semifinal do Paraibano. Aliás, este será um problema do Belo no início da competição nacional, já que vai ter que alternar as atenções com o estadual. A equipe de João Pessoa também chegou na semi do Nordestão.

Botafogo Futebol Clube
Ribeirão Preto-SP


Vindo de uma temporada em que não passou sustos para conseguir se livrar do rebaixamento no campeonato nacional, o Pantera vai para o seu segundo ano seguido na terceira divisão do futebol brasileiro. Dando indícios de que vai em busca de uma das vagas para retornar para a Série B do ano que vêm, o time de Ribeirão Preto reforçou o seu plantel. Trouxe jogadores como o jovem zagueiro Ericson, da base do Grêmio e o meia Nicholas. Além disso, também foram contratados os atacantes Sobrinho e João Diogo.

Grêmio Esportivo Brasil
Pelotas-RS


O Brasil de Pelotas acabou sendo o lanterna da Série B ano passado e por isso acabou sendo rebaixado. O time esse ano busca voltar a segunda divisão e por isso fez uma troca no comando técnico, além disso, trouxe alguns jogadores experientes para o início da competição.

Campinense Clube
Campina Grande-PB


O Campinense retorna a série C com boas aspirações, apesar de um início de temporada turbulento, com má campanha na Copa do Nordeste, usada pela diretoria como laboratório para a temporada, o trabalho do técnico Ranielle Ribeiro foi mantido, o elenco foi reformulado durante o estadual e já trouxe bons frutos. Jogadores como os atacantes Olávio e Hugo Freitas, os meias João Paulo, Luiz Fernando e Douglas Lima são novidades para esta temporada, em que a equipe busca inicialmente se estabelecer na divisão para tentar maiores desafios no futuro.

Associação Desportiva Confiança
Aracaju-SE


Depois de fazer uma péssima campanha na Série B do Brasileirão do ano passado e terminar na lanterna do campeonato, o Dragão do Bairro busca fazer com que 2022 seja um uma temporada diferente da anterior com o retorno à segunda divisão. Para isso, trouxe o goleiro Paulo Gianezini, os laterais Dudu, Gustavo Cascardo e Matheus Mascarenhas; o zagueiro Raphael; o meia atacante Erick Cunha e também o atacante Vitão como alguns dos novos nomes para a equipe.

Ferroviário Atlético Clube
Fortaleza-CE


Depois da eliminação na semifinal do Cearense, o Ferroviário voltou suas atenções para a preparação para o Brasileirão Série C. O time do treinador Roberto Fonseca recebeu reforços do atacante Dudu e do experiente Derley. Alex Cariús, destaque do Ferrão nas últimas temporadas, renovou com o clube.

Figueirense Futebol Clube
Florianópolis-SC


Ainda tentando se curar dos devastadores efeitos que a recente crise financeira do clube deixou, o Figueira teve um claudicante início de ano em 2022, quando chegou as semifinais do estadual, sendo porém eliminado de maneira esquisita pelo Camboriú, após uma campanha apenas mediana na primeira fase. O alvinegro tentará em primeiro lugar se manter na terceira divisão para depois pensar no retorno a Série B e em um caminho para a volta aos melhores dias.

Floresta Esporte Clube
Fortaleza-CE


Após assustar a sua torcida, mas ainda sim conseguir escapar do rebaixamento para a quarta divisão do futebol brasileiro, o Verdão da Vila vem para esta edição na tentativa de fazer uma campanha melhor. Para isso, o lateral Carlinhos; o volante Iago Barbosa e os atacantes Wesley Souza e Jeffinho foram alguns dos atletas que chegaram no clube cearense.

Manaus Futebol Clube
Manaus-AM


O Manaus bateu na trave no acesso na temporada passada, sendo eliminado nas quartas de final, e tentará o acesso nesta temporada. Para alcançar o objetivo o técnico Evaristo Piza foi mantido para o cargo. A equipe praticamente montou um elenco do zero ao início da temporada, mais de 30 atletas foram contratados. Os últimos a chegar foram o lateral Weriton, o volante Ikaro e os atacantes Branquinho, Neto Costa e Hélio Paraíba. O Manaus sonha alto e busca estar no segundo escalão do futebol Nacional no ano que vem.

Mirassol Futebol Clube
Mirassol-SP


O Mirassol é um dos projetos mais estruturados do interior de São Paulo. O Leão viveu uma completa reorganização e reconstrução com o dinheiro da venda de Luiz Araújo e desde então vai crescendo cada vez mais no cenário nacional. Se no ano passado o time sofreu em sua primeira temporada, agora já adaptado a divisão espera-se que a campanha seja melhor. O Mirassol inclusive já aprontou no ano, eliminando o Grêmio na Copa do Brasil e conta em seu elenco com bons jogadores como Camilo. A briga do time amarelo e verde deve ser pelo acesso.

Paysandu Sport Club
Belém-PA


O Paysandu chega ao Brasileirão Série C após perder o título paraense para o Remo, onde chegou perto de conseguir virar uma grande vantagem do rival. O treinador da equipe, Márcio Fernandes, espera que o Papão brigue pelo acesso.

Clube do Remo
Belém-PA


O Remo foi rebaixado ano passado e agora tenta se recuperar nesta temporada. O time teve que trocar a sua comissão e tentar mudar alguns jogadores para poder tentar fazer uma boa Série C. A equipe vem empolgada após o título do Parazão sobre o seu rival Paysandu.

Esporte Clube São José
Porto Alegre-RS


Após a saída de Paulo Baier, o São José anunciou a chegada de Paulo Henrique Marques, que estava treinando o São Luiz durante o Campeonato Gaúcho. O clube pensa em se manter na divisão nacional, mas não fez grandes investimentos.

Esporte Clube Vitória
Salvador-BA


Rebaixado no ano passado, o Leão vive um verdadeiro calvário em 2022. Decepcionou no campeonato estadual e ficou fora da fase final e ainda de quebra sequer jogou a Copa do Nordeste. O time já trocou de treinador em 2022, mas chega a Série C com bons valores para a divisão, como Jadson e Tréllez. Apesar do começo de ano ruim, o time deve brigar pela classificação a fase final da Série C, mas o desempenho a partir daí vai depender de quem enfrentar.

Volta Redonda Futebol Clube
Volta Redonda-RJ


O Volta Redonda ficou no meio de tabela da Série C ano passado, não passou sufoco e nem conseguiu ir para a fase final. Neste ano o time contratou alguns jogadores jovens para tentar fazer um campeonato diferente e surpreender para poder subir à segunda divisão, mas vem de rebaixamento no Cariocão. Rogério Corrêa é o treinador.

Ypiranga Futebol Clube
Erechim-RS


Vindo de uma boa campanha na Série C de 2021, o Canarinho busca algo mais na edição deste ano. O atual vice campeão gaúcho acabou sendo eliminado na segunda fase, mas para esta temporada, o clube de Erechim promete vir com vontade de buscar o acesso para a segunda divisão do ano que vem. Para isso lateral Vitinho, junto dos atacantes Michel Renner, Jefferson e Rodrigo Carioca foram alguns dos novos nomes para a disputa da competição. O time foi vice-campeão estadual, perdendo o título para o Grêmio.


Regulamento

Com novo formato, a competição será disputada por 20 clubes e será dividida em três fases: na Primeira fase, os 20 clubes se enfrentam em turno único (jogos de ida). Os oito melhores colocados se classificam para a Segunda fase e os quatro últimos rebaixados para a Série D de 2023. Os dez clubes melhores ranqueados no Ranking da CBF para 2022 terão direito a 10 jogos com mando de campo (25º Vitória, 37º Brasil de Pelotas, 40º Paysandu, 41º Figueirense, 42º Remo, 44º Confiança, 47º ABC, 48º Botafogo SP, 50º Ypiranga de Erechim, 51º Botafogo PB). Consequentemente, os outros dez clubes (52º Ferroviário, 53º Volta Redonda, 55º Manaus, 56º São José RS, 66º Altos, 70º Mirassol, 71º Aparecidense, 72º Campinense, 76º Floresta, 104º Atlético CE) terão 9 jogos com mando de campo.

Na fase seguinte, os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro clubes, um grupo com os times que terminaram em 1º, 3º, 6º e 8º, outro com as equipes que ficaram em 2º, 4º, 5º e 7º lugares. Os dois mais bem classificados de cada grupo serão promovidos à Série B de 2023, enquanto o melhor clube de cada chave avança à final.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações