A passagem de Van Bommel pelo Fortuna Sittard

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Van Bommel defendeu o Fortuna Sittard por seis temporadas

Mark Peter Gertruda Andreas van Bommel, popularmente conhecido também apenas como Mark Van Bommel, está completando o seu 45º aniversário nesta sexta-feira. Por isso hoje, dia 21 de abril de 2022, vamos relembrar a passagem do ex-volante holandês pelo Fortuna Sittard, que aconteceu entre os anos de 1993 e 1999.

Nascido em Maasbracht, cidade localizada na região Sudeste da Holanda, Bommel passou praticamente a sua juventude inteira jogando nas categorias de base do RKVV Maasbracht. Seus talentos de fato apareceram quando times como o Roda JC e Fortuna Sittard demonstraram interesse em contar com o futebol do jovem atleta. Se transferiu para as categorias de base do FSC e foi promovido ao time principal em 93, junto com Fernando Ricksen. Ambos à pedido do treinador Pim Verbeek.

Apesar de não poder oferecer um alto salário para o volante, prometeu dar atenção especial a van Bommel. Sendo tratado como um atleta de primeira linha, o holandês passou a ser considerado como um catalisador de um excelente time e foi essencial para a equipe ao marcar sete gols que ajudaram a sagrar o clube como campeão da Eredivisie na temporada 1994-1995. Atletas como Ricksen, Patrick Pauuwe e Kevin Hofland também faziam parte daquele elenco.

Após se destacar atuando com maestria no meio campo do Fortuna, foi contratado pelo PSV Eindhoven, que desembolsou cerda de 2,7 milhões de euros para poder contar com o atleta. Depois de passar pelos Boeren, ainda defendeu clubes como Barcelona de 2005 a 2006 e o Bayern de Munique, de 2006 a 2011. Ainda jogou no Milan e retornou ao PSV em 2012. Após o fim da temporada 12-13, Mark van Bommel encerrou sua carreira de jogador de futebol profissional.


Com as chuteiras penduradas, o ex-volante voltou a trabalhar com futebol e se tornou treinador. Assumiu o comando técnico do clube de Eindhoven na temporada 2018-2019, mas sua trajetória como comandante acabou não durando muito tempo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações