Rebaixamento da Ponte Preta torna Ituano o time do interior há mais tempo na elite do Paulistão

Com informações do GE.com
Foto: Fernando Roberto / Ituano FC

Ituano permanece na elite do Paulistão desde 2002

O rebaixamento da Ponte Preta no Campeonato Paulista torna o Ituano a equipe do interior há mais tempo na primeira divisão do estadual. A Macaca disputava a Série A1 desde 2000 enquanto o Galo de Itu está na elite paulista desde 2002.

Na edição de 2023 do Paulistão, portanto, além do Ituano, apenas o Botafogo de Ribeirão Preto entre as equipes interioranas estará na elite estadual há mais de uma década. O Pantera disputa a Série A1 do estadual de forma ininterrupta desde 2009.

Depois da equipe de Ribeirão Preto, quem aparece há mais tempo na primeira divisão do Campeonato Paulista é a Ferroviária (desde 2016). O Novorizontino também esteve presente nas últimas sete edições do estadual, mas foi rebaixado neste ano e voltará a disputar a Série A2 em 2023.

Mesmo não tendo conseguido o acesso na Série A2 de 2001, o Ituano ganhou a oportunidade de jogar a elite regional no ano seguinte devido a uma mudança estrutural na competição enquanto os principais clubes paulistas disputavam o Torneio Rio-São Paulo. Na ocasião, o Galo não só disputou, como venceu o primeiro de seus dois títulos paulistas, naquela ocasião realizado no sistema de pontos corridos.

Desde então, o Ituano voltou a vencer o Paulistão em 2014, mas também flertou com o rebaixamento em algumas edições, como entre 2009 e 2011 e, posteriormente, em 2013. Em todas essas quatro edições, o Galo só garantiu a permanência na Série A1 na última rodada.


Veja abaixo há quanto tempo cada equipe do interior* disputa o Campeonato Paulista:

Água Santa e São Bernardo - 2022
Inter de Limeira e Santo André - 2020
Guarani – 2019
Bragantino - 2018
Mirassol – 2017
Ferroviária e Novorizontino** – 2016
Botafogo-SP – 2009
Ituano – 2002
Ponte Preta** – 2000

*O levantamento considera também as equipes do ABC Paulista, desconsiderando apenas Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.
**Rebaixados para a Série A2 de 2023.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações