A passagem do lateral Giba pelo Corinthians

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Giba passou pelo Corinthians entre 1989 e 1993

Natural de Cordeirópolis, cidade localizada no interior do estado de São Paulo, Antonio Gilberto Maniais, popularmente conhecido apenas como Giba, estaria completando 57 anos de idade se estivesse vivo. Por este motivo, vamos relembrar a passagem do defensor pelo Corinthians, que aconteceu entre os anos de 1989 e 1993.

Depois de ser revelado pela Inter de Limeira e jogar lá por um ano, Giba também jogou na equipe do União São João entre 1984 e 1986, onde deixou de ser volante e passou a jogar de lateral direito graças ao seu treinador Galdino Machado. Depois de passar pelo Guarani, o atleta rumou ao Parque São Jorge para assinar contrato com o Corinthians em 1989.

Apesar de receber várias oportunidades entre os titulares, seu primeiro ano defendendo a equipe alvinegra não foi como o esperado na questão de conquista de títulos. Já na sua segunda temporada vestindo a camisa do Timão, foi peça importante para que a equipe da capital paulista ficasse com o título brasileiro de 90, quando o Corinthians venceu o campeonato nacional pela primeira vez na sua história.

Além de ir ganhando sequência e confiança, em 91, foi mais uma vez importante para o time e conquistou o troféu a Supercopa do Brasil, aquele que seria o seu último título com a camisa corintiana. Em 92, foi o seu último ano jogando com mais frequência, mesmo tendo menos aparições em relação à temporada anterior, já que em 93, o atleta sofreu uma grave lesão e ficou um tempo afastado.

Foi então, que em 1993, Giba teve de se aposentar após um procedimento cirúrgico mal sucedido no menisco. Por conta deste episódio, o defensor recebeu passe livre ao final do seu vínculo com o clube do Parque São Jorge.


Ao longo destes cinco anos no clube do Parque São Jorge, Giba jogou 210 partidas com a camisa Alvinegra, sendo titular em 205 oportunidades. Conhecido por apoiar bastante o time nos momentos ofensivos e finalizar muito bem, conseguiu marcar 17 gols ao longo de sua passagem.

Depois que parou de jogar, Giba virou treinador, conquistando a Copa São Paulo, pelo Lousano Paulista, em 1997, em cima do Corinthians, e foi vice Paulista em 2000, pelo Santos, perdendo o título para o São Paulo. No dia 24 de junho de 2014, veio a falecer no dia 24 de junho de 2014. O lateral direito foi internado tratando de amiloidose, uma doença rara que afeta os rins.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações