A ligação de Silvio Luiz com o São Caetano

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O goleiro Silvio Luiz criou um forte vínculo com o clube do ABC

Nascido no Rio de Janeiro, Silvio Luiz de Oliveira de Paula, popularmente conhecido apenas como Silvio Luiz, está completando mais um ano de vida nesta terça-feira. O goleiro, que fez história defendendo a meta do São Caetano por quase oito anos está comemorando o seu 45º aniversário, e por isso, vamos relembrar a sua passagem pelo clube do ABC, que contou com capítulos felizes, mas também presenciou a fatalidade de perder um companheiro de time dentro do gramado.

Após jogar nas categorias de base do Flamengo, o jovem arqueiro se transferiu para o interior de São Paulo, onde passou a jogar profissionalmente no Mirassol. Assim que encerrou o seu vínculo com o Leão da Alta Araraquarense, iniciou a sua belíssima trajetória defendendo as cores do São Caetano a partir de 1998.

Em seu primeiro ano no Azulão, fez parte do elenco que além de conquistar o acesso para uma divisão acima, foi campeão da Série A3 do Campeonato Paulista. Ao longo do tempo, Silvio Luiz foi ganhando espaço, e de 99 em diante, se tornou titular absoluto do gol azulino. 

A partir do começo dos anos 2000, com mais espaço dentro do time, foi uma das peças fundamentais para que o Pequeno Gigante fizesse sucesso e aparecesse para o Brasil como uma grande surpresa. Foi nesta época que o São Caetano dava o pontapé inicial aos seus tempos de glória 

Neste ano, a equipe do ABC chegou a primeira divisão do futebol paulista como campeão da divisão de acesso. Na sequência do ano, o goleiro continuou demonstrando toda a sua qualidade e, sendo um dos grandes nomes do Azulão na campanha do vice campeonato da Copa João Havelange, perdida para o Vasco da Gama. 

Na temporada seguinte, se destacou mais uma vez dentro do time que, pela segunda edição consecutiva de Brasileirão, chegou a outra decisão e bateu na trave de novo. Desta vez, a agremiação azulina foi derrotada pelo Atlético Paranaense.

Depois de dois anos seguidos sem conseguir repetir o mesmo sucesso dos anteriores, o goleiro voltou a levantar uma taça defendendo o time de São Caetano do Sul. No ano de 2004, o Azulão conquistou o Campeonato Paulista de 2004, ao bater o Paulista de Jundiaí na grande final. Alguns meses mais tarde, presenciou um dos fatos mais chocantes da história do clube e do futebol brasileiro: a morte do zagueiro Serginho, que teve uma parada cardíaca no confronto diante do São Paulo pelo Brasileirão, no estádio do Morumbi. O Pequeno Gigante foi considerado culpado pelo ocorrido, foi punido com perda de pontos e a realidade passou a ser outra.

Em 2005, sua última temporada completa, ajudou o time do ABC a se livrar do rebaixamento. A equipe azulina terminou com três pontos a mais em duas posições acima do Coritiba, que ocupou a primeira colocação entre as quatro agremiações que sofreram o descenso para a Série B do Brasileirão.


O goleiro seguiu no clube onde disputou quase 250 partida e conquistou três títulos até abril de 2006, quando se transferiu para o Corinthians. Após passagem frustrada pelo Timão, Silvio seguiu para o Vasco. Na sequência passou por clubes como Boavista, Juventude, Duque de Caxias e São Gonçalo.

Mesmo aposentado, continuou trabalhando com futebol algum tempo após sair de um coma e teve nova passagem pelo São Caetano, só que para exercer uma outra função dentro do clube. Silvio Luiz chegou a trabalhar como preparador de goleiros da equipe principal.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações