1915: O ano em que o Galo conquistou o seu primeiro título estadual

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O Galo conquistou o seu primeiro título estadual em 1915

Neste dia 25 de março de 2022, o Clube Atlético Mineiro, atual campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de 2021, está completando 114 anos de fundação. Por isso, nessa sexta-feira, vamos relembrar o primeiro título estadual da história do Galo.

A origem da competição - No dia 5 de março de 1915, foi fundada a LMSA, que nada mais era do que a Liga Mineira de Sports Athleticos, presidida presidida por Célio Carrão de Castro. Tal instituição tinha como dever organizar o futebol do estado de Minas Gerais. Tendo como base a Taça Bueno Brandão, realizada no ano anterior, a tal Liga organizou o Campeonato da Cidade de Belo Horizonte com apenas cinco equipes. 

Por conta do escasso número de estádios e também de participantes, as partidas acabaram tendo que ser espaçadas. Houve até alguns confrontos que não chegaram não acontecer por falta de interesse das agremiações. Com isso, não há registros de alguns resultados na imprensa.

O regulamento da competiçãoAs cinco equipes que participaram do certame jogaram entre si em dois turnos. Como o campeonato era disputado no formato de pontos corridos, o líder da tabela de classificação ao final da última rodada ficaria com o título estadual.

Esta edição foi realizada entre os dias 4 de julho e 24 de outubro de 1915. O Galo vinha para o torneio como o atual campeão Taça Bueno Brandão, que havia sido realizada na temporada anterior. Naquela competição, o Atlético Mineiro somou 13 pontos em oito jogos. Foram seis vitórias, um empate e uma derrota durante toda a campanha.


Ali, o clube da capital mineira se sagrava campeão estadual pela primeira vez na sua história. Depois desta conquista, o Galo só voltaria a vencer um título neste mesmo âmbito em 1926, após a hegemonia do América, que foi deca campeão entre os anos de 1916 e 1925.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações