Série C 2022 muda formato e terá turno único com os 20 times se enfrentando na 1ª fase

Com informações do GE.com
Foto: divulgação

Troféu do Brasileirão Série C

A Série C do Campeonato Brasileiro vai ter outra fórmula de disputa em 2022. O martelo foi batido, com muito debate e votações apertadas, na tarde desta sexta-feira, em reunião entre os 20 clubes que vão disputar a edição deste ano e a CBF. Saem os dois grupos de 10 na primeira fase, e entra um turno único, com todos jogando contra todos. Os 10 melhores ranqueados do torneio jogam 10 jogos em casa e 9 partidas fora, enquanto o restante faz 10 jogos fora de casa e 9 em seus domínios.

Ao invés de dois grupos de dez times, agora serão todos contra todos em turno único. Os oito melhores se classificam para o quadrangular do acesso, enquanto que os quatro últimos da primeira fase serão rebaixados para a Série D, em 2023.

A segunda fase será igual à do ano passado. Com oito times avançando de fase, o torneio vai ter dois quadrangulares do acesso, em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chave, sobem para a Série B. O líder de cada quadrangular ao final dos jogos da segunda fase fazem a final da competição. Os quatro piores da primeira fase, que terá 19 rodadas, caem para a Série D.

A mudança da fórmula de disputa foi concretizada após uma votação acirrada. Doze clubes votaram a favor das 19 rodadas na primeira fase. Já oito clubes, todos do Nordeste, foram contra a mudança, pois queriam o torneio do mesmo molde dos últimos anos na primeira fase, com dois grupos regionalizados de dez equipes.


A Série C do Campeonato Brasileiro está marcada para começar no dia 10 de abril e tem término previsto para o dia 8 de outubro. A CBF havia divulgado em seu calendário que o torneio teria 26 datas. Com a mudança, o campeonato passa a ter apenas uma data a mais, por conta da primeira fase, que deixa de ter 18 datas e passa a ter 19. A tabela do torneio deve ser divulgada na próxima semana.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações