Fábio Mineiro - O homem forte do Athletic

Foto: divulgação

Fábio Mineiro é o diretor de futebol do Athletic

São João del-Rei, cidade mineira localizada no Campo das Vertentes, é muito conhecida por ser um dos principais municípios setecentistas do estado, pelo estilo barroco que atrai turistas de todo país e por obras marcantes do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Agora, a cidade também é notícia em todo país pelo retorno definitivo de um dos clubes mais tradicionais de Minas Gerais à elite do futebol mineiro, o centenário Athletic Club, que disputa o Módulo I pela segunda vez seguida, depois de retornar ao futebol profissional em 2018, e já figura entre os primeiros, sendo o grande destaque da competição.

Essa retomada do clube são-joanense ao profissionalismo se deve muito ao trabalho de um cidadão ilustre da cidade: Fábio Mineiro, ou Nem, como é conhecido desde pequeno pelos moradores da cidade. Atual diretor de futebol do clube, Fábio rodou o mundo do futebol como jogador para retornar à terra natal e retomar um de seus sonhos: reestruturar seu clube do coração- e colocá-lo de novo na vitrine do futebol mineiro.

Como quase toda criança que entra para o meio do futebol, a vida de Fábio Mineiro foi marcada por mudanças e transferências logo cedo: “comecei no futebol ainda na infância, nos times de base de São João del-Rei, até chegar à escolinha do Athletic, aos 10 anos. Aos 13, fui a Divinópolis, onde fiz a base no futebol e fiquei até os 16 anos. Voltei ao Athletic posteriormente para jogar a Taça BH, em 2005, onde me destaquei, com cinco gols. A partir daí, tive diversas propostas e acertei com o clube polonês Pogon Szczecin. Comecei lá a minha carreira profissional.”

Em 2008, volta ao Brasil e joga por Internacional-PB e Auto Esporte-PB. Em 2011, talvez o ponto mais alto da carreira de jogador: disputou a Taça Libertadores pela equipe boliviana Jorge Wilstermann, tendo marcado um gol na fase de grupos. A equipe acabou ficando em terceiro lugar na sua chave, atrás do Internacional, de Porto Alegre, e do Jaguares, do México. Depois do time boliviano, novas transferências para alguns times do Brasil e do exterior, até que, em 2015, na Grécia, enfrentou a crise econômica que explodira no país, o que fez com que ficasse sem receber salários durante seis meses. Retorna ao Brasil logo depois, decidido a se aposentar da carreira de jogador, com apenas 28 anos.

Desiludido, Fábio Mineiro recomeça a vida ao lado da família, no ramo comercial, em São João del-Rei. Mas o futebol novamente fala mais alto e, no Figueirense, da mesma cidade, Fábio retoma a carreira no esporte, dessa vez como diretor de futebol. O bom trabalho realizado neste clube chamou a atenção do Athletic, que o convidou para um projeto de reconstrução do clube, em 2016.

Ainda amador, o Athletic Club, pelas mãos de Fábio Mineiro, começa a se reorganizar. Primeiro, com suas escolinhas de futebol; depois, com ajustes nas categorias de base e, posteriormente, com reformulação de elenco. Em 2018, vem a necessidade de profissionalizar a equipe para seguir disputando torneios de base. Com a ajuda de amigos, Fábio consegue arrecadar R$ 200 mil, valor da taxa de profissionalização de uma equipe na época e muda, de vez, a história do Athletic.

A partir daí, foram cerca de dois anos e meio para Fábio levar o Athletic à elite do futebol mineiro. Com um trabalho ousado na direção de futebol do clube, Fábio Mineiro é, hoje, um dos ídolos da torcida do Esquadrão de Aço, como é conhecido o time são-joanense.

Para se ter uma ideia de sua importância nessa reconstrução do Athletic, Fabio Mineiro conseguiu, como diretor de futebol, transformar a base do time em uma das mais fortes de Minas Gerais e, para além do campo, captou apoio e diversos parceiros para o clube, que hoje se gaba de não ter dívidas e de ser um exemplo de administração para os clubes do país. “Com a organização das categorias de base e a captação de recursos, que consegui graças ao relacionamento que eu já possuía com algumas pessoas e empresas da região, apoio da Prefeitura e um esforço conjunto para que o Athletic retomasse o caminho das glórias, conseguimos trazer o torcedor de volta ao estádio, com um projeto de credibilidade que colocou o Athletic na primeira divisão em 2021”, conta, orgulhoso, Fábio.

Para o diretor de futebol do Athletic, o clube atualmente vive seu melhor momento. “A valorização da marca ‘Athletic’ hoje é impressionante. Temos mais de 40 prefeituras, em um raio de 100 km de São João del-Rei, que quer abrir escolinhas com a metodologia do clube em suas cidades. Há times que demoram 15, 20 anos para realizar o que fizemos em tão pouco tempo como profissional”.

O consagrado ex-jogador de futebol e hoje técnico Ramon Menezes, que jogou com Fábio Mineiro na Cabofriense em 2013, revela que o comandante do futebol do Athletic já mostrava um pouco de suas características como diretor: “Conheci o Fábio em uma passagem minha pela Cabofriense e fizemos uma ótima amizade. Ele sempre se mostrou muito concentrado e profissional, com um perfil observador, atento e curioso. Isso chamava muita atenção naquela época”. Ramon também exaltou o trabalho do diretor, realizado à frente do clube mineiro: “Fico muito feliz pelo sucesso e crescimento profissional do Fábio Mineiro, por toda a preparação que ele teve para o cargo e por tudo o que vem fazendo ao longo desses anos no Athletic. Fico feliz e na torcida para que ele e o Athletic evoluam ainda mais, porque o Fábio merece todo esse sucesso”.

O treinador Roger Silva, do Athletic, também elogiou a visão de Fábio Mineiro para o futebol e exaltou o seu amor pela bola, pela profissão e pelo clube do coração como diferenciais nessa caminhada: “Ele é um cara apaixonado pelo futebol, apaixonado pelo que faz, apaixonado pelo Athletic. Fábio tem o ‘feeling da bola’, conhece o Campeonato Mineiro como poucos e certamente terá um grande futuro como Diretor de Futebol, por sua visão e por entender muito do esporte. “Fábio tem o que um diretor de futebol precisa: conhecimento dentro e fora do campo”.


Implantação da SAF - Fábio Mineiro também foi um dos grandes responsáveis pela novo modelo de negócios do Athletic. Em dezembro de 2021, o clube implementou o modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF). A ideia de Fábio Mineiro para implantar esse novo modelo de gestão baseada na transparência e no profissionalismo passou pela garantia de continuidade no bom trabalho que vinha sendo realizado no clube. “Mudávamos de presidente de três em três anos. Eu temia que, em algum momento, o bom trabalho realizado fosse interrompido, fosse por vaidade ou por política. Pensando nisso, quando conheci Vinícius Diniz e Victor Felipe de Oliveira, sócios da V2 Participações, os chamei para conversar sobre a possibilidade da SAF. Deu certo e hoje somos mais fortes com esse modelo”.

Com a parceria dos empresários, Fábio agora trilha novos caminhos para o Athletic e planeja voos mais altos no futuro “Hoje conseguimos pensar em uma sequência para o clube. Teremos um novo centro de treinamento, reformaremos nosso estádio e nosso objetivo é buscar a série D e a Copa do Brasil neste ano. Vamos nos manter em alto nível, com uma base sólida, cada vez mais forte, para que tenhamos retorno no futuro e seguir crescendo”.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações