Tostão e sua importância tática e técnica na Copa do Mundo de 1970

Foto: arquivo

Tostão foi importante para a equipe

Poucos jogadores tiveram que adaptar tanto seu estilo de jogo para atuar numa Copa do Mundo como Tostão, que completa 75 anos neste 25 de janeiro de 2022, em 1970. O meio-campista do Cruzeiro recebeu de Zagallo a missão de atuar como centroavante da Seleção Brasileira. Ameaçado pela concorrência das estrelas de sua posição, Tostão abraçou o papel com maestria e foi fundamental na conquista do Tri.

Nascido em Belo Horizonte, no dia 25 de janeiro de 1947, Tostão começou nas categorias de base do Cruzeiro, teve uma passagem rápida pelo América, mas voltou à Raposa. O ano de 1966 foi um marco na carreira do jogador, sendo um dos principais alicerces do Cruzeiro campeão da Taça Brasil, derrotando o poderoso Santos na decisão, e ainda foi para a Copa do Mundo de 1966. Apesar do fracasso da Seleção na Inglaterra, Tostão continuou sendo convocado.

Jogando mais enfiado em 1970, já que diziam que ele e Pelé atuavam na mesma posição, o meia deu ao time uma característica diferente do que os adversários estavam acostumados a enfrentar. Dentro da área, Tostão não dava aos zagueiros uma referência para se posicionar. Saía para receber a bola, tabelar pelas laterais, armar jogadas, o que confundia a marcação e abria espaços para infiltrações dos pontas e meias.

Foi assim que ele protagonizou dois de seus principais lances na Copa. Primeiro, no gol contra o Peru, em finalização improvável da lateral da área, após ele mesmo cobrar um escanteio curto. Depois, na partida contra o Uruguai, Tostão saiu da área para encontrar a subida de Clodoaldo, que apareceu na frente da meta celeste para empatar o jogo.


Na Copa, foram dois gols marcados, ambos diante do Peru. Mas não deixe esse número te enganar: Tostão foi muito importante para o funcionamento da Seleção Brasileira. Sua técnica e capacidade de se adaptar taticamente permitiu a Zagallo que escalasse tantos craques juntos em campo. E o resultado foi o melhor possível.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações