Paulistão A3 2022 começa neste sábado

Por Victor de Andrade, Emerson Gomes, Ricardo Pilotto, Lucas Paes e Fabio Rocha


Começa neste sábado, dia 29, a edição de 2022 do Campeonato Paulista da Série A3. São 16 equipes lutando pelo título e também as duas vagas de acesso para a A2 de 2023 e fugindo do rebaixamento para a Segundona estadual.

Confira como estão vindo as equipes:

Bandeirante Esporte Clube
Birigui


Colocado no meio da tabela no ano passado, o time de Birigui, o Leão da Noroeste repensou o elenco e a comissão técnica para tentar uma campanha melhor no ano de 2022. Comandado por Paulinho McLaren, o BEC mescou alguns remanescentes da campanha do ano passado com jogadores experientes, alguns deles com vivência na A3 como Emerson Guioto, que já jogou na Portuguesa Santista e Léo Gonçalves, que foi destaque do acesso da Briosa em 2018. É assim que tentarão brigar para voltar a A2.

Esporte Clube Barretos
Barretos


O Barretos aposta novamente no trabalho do técnico Bira Arruda, que na temporada passada surpreendeu a muitos terminando a fase de classificação na segunda posição, mas saindo nas quartas de final. Para conseguir o acesso, a equipe fez contratações de alguns destaques da Segunda Divisão de 2021 e somou alguns atletas com mais experiência na divisão para encorpar o elenco, como o meia Edson Pio.


Capivariano Futebol Clube
Capivari


Pelo terceiro ano consecutivo, o Capivariano não vai atuar em sua sede. Com a Arena Capivari interditada, a equipe vai atuar em Porto Feliz, no Estádio Ernesto Rocco, assim como foi no ano passado (em 2020, o time jogou em Santa Bárbara d'Oeste). Elio Sizenando será o treinador do Leão da Sorocabana, que não tem muitas aspirações na competição.

Comercial Futebol Clube
Ribeirão Preto


O time do Comercial não vem de uma boa temporada, no Paulista Série A3 a equipe ficou em 12° e na Copa Paulista ficou em terceiro lugar no Grupo 1. Após o ano ruim, o Bafo manteve o técnico Gustavo Marciano e alguns reforços pontuais para tentar subir para a A2.

Desportivo Brasil
Porto Feliz


No ano passado, o Desportivo Brasil disputou apenas a Série A3 do Campeonato Paulista. Acabou fazendo uma campanha de meio de tabela e terminou na 10ª colocação, com 20 pontos em 15 jogos disputados. Para esta temporada, o time de Porto Feliz trouxe jogadores como o goleiro Thiago Santos; o zagueiro Arthur; além dos meias Gilberto Trindade, Gustavo Queiroz e Lucas Lima.

Marília Atlético Clube
Marília


O MAC foi eliminado nas quartas de final em 2021 e pretende este ano fazer o máximo de esforço para retornar novamente a Série A2. Treinado por Betão Alcântara, o time azul e branco trouxe de volta alguns nomes que estiveram na campanha da A3 de 2021 e ainda reforçaram o elenco com diversas peças, algumas mais experientes e outras mais jovens. Dono de um bom investimento, o tradicional clube do interior é um dos favoritos a conquista do acesso no ano de 2022.

Sociedade Esportiva Matonense
Matão


A equipe do Matonense conseguiu o acesso ano passado, mas acabou perdendo a final pro USAC. Mesmo com a derrota na decisão, o clube garantiu o objetivo que era o acesso, por isso manteve o técnico Marcos Campagnollo e trouxe alguns reforços para melhorem a equipe para a Série A3.

Nacional Atlético Clube
São Paulo


O Nacional tenta o acesso que escapou nas semifinais ano passado, e para isso confia no trabalho do treinador Ricardo Silva, que estava no Figueirense. Alguns destaques da última campanha estão de volta como o meia Mendes e o atacante Eder Paulista e foram contratados reforços com bastante vivência nas divisões de acesso pelo Brasil.

Esporte Clube Noroeste
Bauru


Depois de duas temporadas seguidas onde teve a melhor campanha na primeira fase e sucumbiu no mata-mata, o Noroeste quer mudar este estigma para 2022. Porém, algumas caras conhecidas continuam no projeto, como o treinador Luiz Carlos Martins. Fora de campo, a grande novidade do Norusca são os novos investidores, que entraram no clube através da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), aprovada pelo Conselho Deliberativo.

Olímpia Futebol Clube
Olímpia


Na temporada passada, o Olímpia foi mais uma equipe que disputou apenas a Série A3 do Campeonato Paulista em 2021, mas sua briga foi contra o rebaixamento para a Segunda Divisão do futebol estadual. O Alviceleste terminou a competição na 14ª posição na tabela de classificação com quatro pontos a mais do que o Batatais, que foi rebaixado junto com a equipe da Penapolense. Os goleiros Igor Castro, Lucas Silva e Thiago Moraes; o zagueiro Luizão; os laterais Veloso, Rhuan, Vitinho e Cleidson; os volantes Paulo Vitor e Jô; o meia Jean Natal; junto com os atacantes Rodolfo, Ataliba e Felipe Fumaça, foram algumas das várias contratações feitas pelo clube na pré-temporada.

Rio Preto Esporte Clube
São José do Rio Preto


Vindo de campanha sofrida em 2021, o Rio Preto terá Rodrigo Fonseca como treinador e tentará viver um ano mais pacífico em 2022. Curiosamente, a equipe conta com um homônimo de um famoso atacante do futebol mundial, o belga Lukaku. Com alguns remanescentes da campanha do ano passado, o Jacaré contará com nomes nem tanto conhecidos, mas com experiência no mundo da bola. O objetivo, antes de mais nada é a permanência, para depois pensar em voos maiores.

Esporte Clube São Bernardo
São Bernardo do Campo


Rebaixado na A2 do ano passado, o Bernô foca suas forças em retornar para a divisão de cima o mais rápido possível. No seu elenco, o Cachorrão mesclou nomes de experiência com alguns jogadores jovens, inclusive subindo valores do time da Copa São Paulo. Renato Peixe terá nomes como Alê, experiente, com passagens por São Paulo e Galo no seu elenco. A esperança do alvinegro é brigar pelo acesso.

São José Esporte Clube
São José dos Campos


O São José tem ambiciosas pretensões para a temporada, para conquistar o acesso a equipe foi buscar o experiente treinador Edson Vieira, de passagens vitoriosas em outras equipes de divisões de acesso. Um elenco experiente foi montado, com vários destaques como Roger Bernardo e Gabriel Barcos para levar a Águia do Vale de volta série A2.

Sertãozinho Futebol Clube
Sertãozinho


O Sertãozinho, no ano passado, fez uma péssima e acabou rebaixado da Série A2 para a A3 do futebol paulista. Depois da saída de Toninho Savegnago da presidência, após 25 anos, o Touro se transformou em clube-empresa e foi adquirido por um grupo de investidores. O treinador da equipe, o ex-goleiro Ivan Izzo, está confiante em um bom desempenho.


União Suzano Atlético Clube
Suzano


Em 2021, o União Suzano disputou a Segunda Divisão do Futebol Paulista e foi campeão da competição após superar a Matonense na final com uma vitória por 2 a 1 em casa na ida e um empate sem gols na volta. Para disputar a Série A3 do Paulistão deste ano, torneio que não disputava há 26 anos, o clube trouxe o goleiro Kaique Rocha; os laterais Denis Leite e Welder Henrique; os zagueiros Juan Santos e Zé Leandro; os volantes Alan Lopes, Brendon e Dudu Lima; os meias Cristiano Salib, Ícaro e Lucas Gomes; além dos atacantes Jorge Mauá e Matheus Serafim. A equipe de Suzano manteve também o treinador Ricardo Costa, responsável pelo acesso no último ano.

Clube Atlético Votuporanguense
Votuporanga


O Votuporanguense vem de uma boa temporada com o técnico Thiago Oliveira, que se manteve no cargo. Na Série A3 ano passo o clube chegou a semifinal e acabou caindo para o Primavera, já na Copa Paulista foi até às quartas e perdeu para a Portuguesa. Nessa temporada, o clube manteve a comissão, trouxe reforços importantes para o elenco e espera fazer uma grande ano.

Regulamento

Na primeira fase, as dezesseis equipes se enfrentaram em quinze rodadas e os dois últimos colocados caem para a Segunda Divisão, enquanto os oito primeiros avançarão para a segunda fase. Na segunda fase os clubes são divididos em dois grupos de quatro, classificando-se os dois melhores de cada grupo. Nas semifinais o primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro em partidas de ida e volta, e os vencedores garantem o acesso à Série A2 de 2023.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações