Paulistão 2022 começa neste domingo

Por Victor de Andrade, Emerson Gomes, Fabio Rocha, Ricardo Pilotto e Lucas Paes
Arte: O Curioso do Futebol


Tem início neste domingo, dia 23, com o Novorizontino recebendo o Palmeiras, a edição de 2022 do Campeonato Paulista da Série A1. São 16 equipes que estarão na luta pelo título da competição, que no ano passado foi conquistado pelo São Paulo.

Confira como estão os times:

GRUPO A
Água Santa - Corinthians - Guarani - Inter de Limeira

Esporte Clube Água Santa
Diadema


O Água Santa está de volta a elite do futebol estadual, após ser vice campeão da Série A2, o clube subiu e buscar se manter na primeira divisão esse ano. O time comando por Sérgio Guedes, o mesmo treinador desde a Copa Paulista de 2020, tenta se estabilizar nessa temporada na elite do futebol do estado, e com isso trouxe alguns reforços importante para a disputa do Paulistão.

Sport Club Corinthians Paulista
São Paulo


Também no Grupo A, o Corinthians vem em busca de títulos essa temporada. Após Duílio Monnteiro assumir a presidência do clube, as coisas mudaram e o clube trouxe um pacotão de peso para esse ano. O Timão já tinha em seu elenco Giuliano, Roger Guedes, Renato Augusto e William, e no início do ano apresentou o Paulinho. Com o comando de Silvinho, que se manteve no cargo, o Timão só está em busca de um centroavante para fechar o elenco para o restante da temporada.

Guarani Futebol Clube
Campinas


O Guarani que também está no Grupo A, vem em busca de fazer uma boa competição e tentar novamente passar para a segunda fase, mesmo com um grupo difícil. O time comandado por Daniel Paulista, que renovou no início da temporada, trouxe um pacotão de reforços para brigar na competição e já estava com um bom elenco, que quase conseguiu o acesso para a elite do futebol nacional na temporada passada.

Associação Atlética Internacional
Limeira


Em 2021, o clube de Limeira fez uma boa campanha no Paulistão, chegando na fase de quartas de final, parando no Corinthians com uma derrota por 4 a 1. Com isso, o time do interior conquistou uma vaga para a Série D deste ano. Ainda ano passado, a Inter também disputou a quarta divisão do Campeonato Brasileiro, mas acabou sendo eliminado na fase de grupos. Para a competição estadual, a equipe do Leão da Paulista se movimentou no mercado em busca de reforços para o Paulistão deste ano e trouxe os seguintes reforços: o goleiro Lucas Frigeri, os laterais direitas Léo Duarte (foto) e Celsinho; os zagueiros Léo Silva, Xandão e Matheus Mancini; o lateral esquerdo Rafael Carioca, os volantes João Paulo, Júlio Rusch, Johny Douglas e Lima; os meias Galdezani e Felipe Silva. Por fim, trouxe os atacantes Osman, Diego Tavares e Ronaldo.

GRUPO B
Ferroviária - Novorizontino - São Bernardo FC - São Paulo FC

Associação Ferroviária de Esportes
Araraquara


A Ferroviária espera melhorar sua performance do Paulistão em relação a 2021 onde parou nas quartas de final. A equipe comandada por Elano, que está no cargo desde o ano passado e no Brasileirão Série D ficou perto do acesso, manteve boa parte do elenco e trouxe reforços experientes como Uillian Correia. A aposta na manutenção do trabalho, com uma boa estrutura é a chave do projeto da Ferrinha.

Grêmio Novorizontino
Novo Horizonte


O Novorizontino viverá sua temporada de ouro em 2022, disputando o Paulistão, Série B e a Copa do Brasil. O clube esforçou-se para manter o técnico Léo Condé, cotejado por outras agremiações. O experiente elenco foi mantido e foram trazidos reforços pontuais com experiência de série A com o objetivo de chegar as fases decisivas da competição.

São Bernardo Futebol Clube
São Bernardo do Campo


O atual campeão da série A2 e da Copa Paulista aposta na manutenção do trabalho que foi vencedor na temporada passada. O treinador Marcio Zanardi e a maioria do elenco foram mantidos, trazendo apenas reforços pontuais, como o atacante Zezinho, que já foi apontado como uma das grandes promessas do futebol brasileiro. A equipe procura manter-se no Paulistão e buscará o acesso na Série D no segundo semestre.

São Paulo Futebol Clube
São Paulo


O São Paulo vêm para esta edição de 2022 como o atual campeão estadual. No ano passado, o Tricolor Paulista superou o Palmeiras na final com um empate em 0 a 0 na partida de ida e uma vitória por 2 a 0 na volta. No restante da temporada, o time da capital paulista terminou na 13ª posição na tabela de classificação do Brasileirão, foi eliminado pelo Verdão, atual bicampeão continental nas quartas de final e foi despachado da Copa do Brasil pelo Fortaleza, também nas quartas de final. O time do Morumbi vem se movimentando bastante no mercado e já anunciou alguns reforços para este esta temporada. Até aqui, já foram anunciados o goleiro Jandrei, o lateral direito Rafinha, o meio campista Patrick, o meia Alisson e o atacante Nikão.

GRUPO C
Botafogo - Ituano - Mirassol - Palmeiras

Botafogo Futebol Clube
Ribeirão Preto


O Botafogo-SP realizou seu último jogo-treino antes do Paulistão 2022 na noite da última quarta-feira (19), no estádio Santa Cruz. Sob forte chuva, o Tricolor ficou no 1 a 1 com o Velo Clube, de Rio Claro-SP, que disputa a Série A2. Mais uma vez, o jogo serviu para o treinador Leandro Zago estudar possibilidades e estratégias e, para isso, utilizou 22 jogadores nos três tempos de 40 minutos.

Ituano Futebol Clube
Itu


Três atacantes ou três zagueiros? A dúvida de como vem o Ituano para a estreia do Paulistão 2022 ainda não foi esclarecida - pelo menos não de forma oficial - pelo técnico Mazola Júnior, que vem testando as duas formações na pré-temporada do time. Apesar dos testes, a tendência, a julgar pelos últimos treinos realizados, é que o trio ofensivo formado por Gabriel Barros, Neto Berola e Aylon seja a opção inicial para o duelo contra o Novorizontino na próxima quarta.

Mirassol Futebol Clube
Mirassol


O Mirassol tem um dos trabalhos mais interessantes e estruturados do interior de São Paulo. O Leão da Alta Paulista mudou de patamar com o dinheiro da venda de Luiz Araújo pelo São Paulo, reestruturando o clube, construindo um CT e uma estrutura incrível para a base. O clube manteve parte do elenco que se manteve na Série C em 2021 e deve reforçar ainda sua base com jogadores vindos das boas campanhas no Paulistao Sub-20 e Copa São Paulo. O time verde e amarelo, dirigido por Eduardo Baptista, deve mais uma vez brigar para estar no mata-mata, como foram as boas campanhas de um clube que só cresce no cenário do futebol.

Sociedade Esportiva Palmeiras
São Paulo


O Palmeiras, dirigido por Abel Ferreira, foi vice campeão ano passado, perdendo para o São Paulo, terminou o ano conquistando novamente a Libertadores e está com outras preocupações durante a competição. No início do Paulista a equipe deve usar como preparação para o Mundial de Clubes, que ocorre no início de fevereiro. Depois deve colocar os jovens, que vem fazendo uma ótima Copinha para dar bagagem a esses atletas.


GRUPO 4
Ponte Preta - Red Bull Bragantino - Santo André - Santos

Associação Atlética Ponte Preta
Campinas


No ano passado, a Ponte Preta não conseguiu passar da primeira fase, já que ficou na terceira posição da sua chave. Com isso, chegou até a final do Torneio do Troféu do Interior, mas acabou ficando com o vice campeonato após ser derrotada pelo Novorizontino pelo placar de 2 a 0. Na sequência da temporada de 2021, a Macaca disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu fazer uma grande campanha, já que teve de brigar contra o descenso a maior parte da competição. Na tabela de classificação, a equipe campineira na 11ª colocação. Para a temporada 2022, o time alvinegro trouxe o zagueiro Dedé; o lateral direito Norberto, os laterais esquerdos Guilherme Santos e Victor Luiz, os volantes Moisés Ribeiro e Matheus Jesus, o meia Wesley e o atacante Pedro Júnior.

Red Bull Bragantino
Bragança Paulista


O Red Bull Bragantino fechou a temporada 2021 com a vaga inédita na fase de grupos da Copa Libertadores 2022. Porém, havia caído de produção, perdendo algumas posições no Brasileirão e perdeu a final da Copa Sul-Americana para o Athletico Paranaense. O clube trouxe algumas contratações, como o meia Hyoran.

Esporte Clube Santo André
Santo André


O Santo André trabalha para ter um campeonato mais tranquilo, a diretoria tem esperança que a equipe atinja as fases decisivas, diferente do ano passado onde brigou contra o rebaixamento até a última rodada. Para isso foi contratado o treinador Thiago Carpini e um elenco foi formado praticamente a partir do zero, com 26 contratações. Destaque para a inusitada dupla Junior Todinho e Gustavo Nescau.

Santos Futebol Clube
Santos


Depois de um ano inteiro lutando contra rebaixamentos, o Santos reagiu no final de 2021 e entrou em 2022 com alguma maior tranquilidade. Além de reforços, como o zagueiro Eduardo Bauermann, o meia Bruno Oliveira e, claro, Ricardo Goulart, o Alvinegro Praiano renovou o contrato do atacante Marcos Leonardo, provavelmente o principal “reforço” de 2022. O time deixou uma impressão relativamente boa nos últimos jogos do Brasileirão e com muitas opções na parte ofensiva, o time santista promete pelo menos ocasionar entretenimento. Há quem veja semelhanças entre 2010 e 2022, mas isso aí só o tempo dirá.

Regulamento

A primeira fase da competição terá 12 rodadas, com os times enfrentando os demais dos outros grupos. Os dois piores no geral caem para a Série A2. Os dois melhores de cada grupo avançam e se enfrentam nas quartas de final, em jogo único. Nas semifinais, novamente jogo único. Apenas a final será ida e volta.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações