Moisés e sua ligação com o Bangu

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Moisés foi jogador e treinador do Bangu ao longo de sua trajetória futebolística

Nascido na cidade de Resende, localizada no estado do Rio de Janeiro, Moisés Mathias de Andrade, popularmente conhecido apenas como Moisés ou por seu apelido de Xerife, estaria completando 74 anos de idade neste domingo se estivesse vivo. Por isso, hoje vamos vamos relembrar o forte laço que o defensor teve com o Bangu no fim de sua carreira de jogador profissional e no início de sua trajetória como treinador.

Depois de ser revelado pelo Bonsucesso, Moisés defendeu Flamengo, retornou ao seu clube de origem e ainda passou por Botafogo, Vasco, Corinthians, Paris Saint-Germain, voltou para o Mengão e se transferiu para o Fluminense. Depois de defender as cores do Tricolor Carioca em 1979, Xerife rumou para o Bangu no ano de 1980.

Na equipe alvirrubra, o zagueiro jogou um total de 36 partidas entre 1980 e 1983. Encerrou sua carreira como jogador de futebol aos 35 anos de idade e continuou trabalhando com o esporte, mas fora das quatro linhas.

Braço direito de Castor de Andrade, um cartola brasileiro que chegou até a ser chamado de "Dono do Bangu" na época em que o clube era conhecido como "o esquadrão da malandragem", Moisés se tornou treinador logo após pendurar as chuteiras e conseguiu fazer um grande trabalho no comando técnico do time.

Exercendo uma função diferente daquela que tinha, Xerife foi responsável pela grande ascensão e a boa apresentação do Bangu tanto no cenário estadual quanto nacional. Sob seu comando, o Alvirrubro conseguiu grandes feitos.


Em 1985, o Bangu foi vice-campeão brasileiro de 1985, ao perder o título para o Coritiba, e também do Cariocão no mesmo ano, sendo superado apenas pelo Fluminense, que levou a principal competição nacional daquele ano. Em 1993, na sua segunda passagem como comandante do Alvirrubro, levou o Bangu ao quarto lugar do Campeonato Carioca

Foi então, que no dia 26 de agosto de 2008, Moisés veio a falecer. O Xerife foi vítima de um câncer no pulmão com 60 anos anos de idade.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações