A passagem de Eusébio no União de Tomar

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Eusébio no União de Tomar

Nascido há exatos 80 anos, no dia 25 de janeiro de 1942, o craque português Eusébio foi talvez o maior nome do futebol do país na história, hoje é claro concorrendo por este posto com o gajo Cristiano Ronaldo. Dono de uma história absurda atuando pelo Benfica, o Pantera Negra também vestiu a camisa de outros dois clubes portugueses, sendo o último deles o União de Tomar.

Eusébio chegou ao time da pequena cidade de Tomar, que na época jogava a segunda divisão nacional, depois de passar pelo Las Vegas Quicksilver, dos EUA. Chegou no meio da temporada, em dezembro para tentar ajudar a equipe a retornar para a primeira divisão. Já experiente, o Pantera não era o mesmo dos anos dourados, quando ele e Águas apavoravam o continente europeu. 

Não teve um desempenho brilhante atuando pelo Tomar, já como físico em decadência Fez algumas boas partidas, mas distante do jogador que fora no período de ouro na Luz. Os dados de sua passagem diferem entre fontes. Algumas falam de cinco gols em nove jogos e outras de três gols em doze jogos. Estreou diante do Estoril em Nabão e na terceira partida se lesionou. A segunda informação, porém, é mais certeira e se refere a gols oficiais. 

O primeiro de seus gols veio diante do Peniche. Em fevereiro, diante do Cartaxo, marcou seus últimos dois gols no futebol português. Atuaria por lá até o fim da temporada, atuando, oficialmente, como já ressaltado, em 12 jogos e marcando três gols. Deixou o clube ao final daquela temporada, retornando novamente ao futebol dos Estados Unidos.


O último time de sua carreira foi o Buffalo Stallions, da liga de Indor Soccer dos Estados Unidos. Ele acabou nunca exercendo carreira de treinador após pendurar as chuteiras, passando como comentarista em alguns veículos. O Pantera nos deixou em 2014, devido a um ataque cardíaco, comovendo o mundo inteiro do futebol. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações