O início de Alberto Spencer no Everest

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Alberto Spencer no Everest

Nascido neste mesmo dia em 1937, na cidade de Ancón, Alberto Pedro Spencer Herrera, conhecido apenas como Alberto Spencer, estaria completando 84 anos de idade se estivesse vivo. Por este motivo, vamos relembrar a passagem do maior artilheiro da história da Copa Libertadores da América pela equipe do Everest. O ex-jogador era filho do jamaicano de origem britânica Walter Spencer e da equatoriana América Herrera.

No ano de 1954, seu irmão o levou para fazer testes no Círculo Deportivo Everest, clube localizado na cidade de Guayaquil. Por conta de bons desempenhos na base, foi levado ao time profissional já no ano seguinte.

Debutou na equipe principal no dia 29 de junho de 1955, em um confronto contra o tradicional Emelec. Uma semana depois de sua estreia, balançou as redes adversárias pela primeira vez no dia 7 do mês de julho. Naquela oportunidade, o Everest estava enfrentando o time do 9 de Octubre e o atacante marcou o seu primeiro gol na marca dos 78' jogados com um belíssimo cabeceio.

Seu primeiro tento anotado em uma partida de âmbito internacional aconteceu no 1º dia do mês de agosto do ano de 1956. Desta vez, seu time estava jogando diante do Deportes Tolima e por alguma coincidência, também foi com um gol de cabeça.

Balançou as redes adversárias mais duas vezes no dia 24 de julho de 1959, em um jogo contra a equipe do Huracán da Argentina. Esta partida marcava a inauguração do 'Estadio Modelo', localizado na cidade de Guayaquil. Justamente dois dias depois deste episódio, o Everest jogaria diante do seu futuro time e Alberto Spencer não teve medo de mostrar serviço. O atacante jogou tão bem que seu futebol chamou a atenção de Hugo Bagnulo, treinador do clube amarelo e preto de Montevidéu. Neste ano, o atleta também defendeu o Equador na Copa América.

Depois deste embate, o jogador acabou sendo contratado pela equipe do Peñarol. Sua despedida do Everest aconteceu no dia 17 de fevereiro de 1960, em uma partida amistosa contra o time do Palmeiras. Deixou o futebol equatoriano sem conquistar nenhum título, mas deixou uma marca importantíssima e ainda saiu como ídolo do clube de Guayaquil.

Em Montevidéu, venceu oito campeonatos uruguaios, três Libertadores, duas Copas Intercontinentais e uma Recopa dos Campeões Intercontinentais. Assim que saiu do clube de aurinegro, retornou ao Equador e a cidade de Guayaquil, mas para jogar pela equipe do Barcelona entre 1971 e 1972. Quando concluiu sua passagem pelo 'Coloso de América', anunciou o fim de sua carreira como jogador de futebol profissional tendo marcado 528 gols marcados em toda a sua trajetória futebolística.


Já nos seus últimos anos de vida, retornou ao Uruguai para trabalhar como cônsul-geral do Equador. Foi então, que no dia 3 de novembro de 2006, Alberto Spencer veio a falecer com 68 anos de idade. O ex-atleta foi vítima de um problema cardíaco na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações