Antony de Ávila - O pequeno gigante artilheiro do América de Cali

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

De Ávila é um gigante na história dos Diablos Rojos

O América de Cali é um dos grandes clubes do futebol colombiano. O time vermelho e branco, conhecida pela incômoda escrita de vários vices na Libertadores, tem em sua história diversas páginas de sucesso e muitas delas foram vividas com o baixinho Antony de Ávila, maior artilheiro e provavelmente maior jogador da história do clube, que completa 59 anos neste dia 21 de dezembro. 

No começo de sua carreira, de Ávila, que era das categorias de bases Rojas, despontou já fazendo muitos gols em 1982. Rapidamente se tornou grande destaque do América e foi parte essencial do time pentacampeão de maneira seguida do Campeonato Colombiano. Naquele período, os americanos também chegaram por duas vezes à final da Libertadores, perdendo as decisões de 1985 e 1986. Permaneceu no campeonato do seu país apesar do assédio de vários clubes. Acabou deixando o América em 1987, para jogar na Argentina, pelo Unión de Santa Fé.

Jogou apenas uma temporada em terras argentinas antes de retornar novamente ao América em 1988. Na época, faria parte de um dos times mais fortes da história dos Diablos Rojos, que chegava constantemente longe em Copas Libertadores. Foi artilheiro do Campeonato Colombiano pela primeira vez em 1990, quando levou o América à mais um título nacional com seus gols. 

Viveria em 1996 um de seus maiores desempenhos individuais. Foi artilheiro da Copa Libertadores, com 11 gols, numa edição onde o América fez grandíssima campanha e chegou a decisão, porém, assim como em 1986, perdeu a final para o River Plate. Seu desempenho despertou o interesse do futebol dos Estados Unidos, sendo contratado pelo MetroStars, da recém-nascida MLS na época. Deixou novamente Cali em 1996.


Depois de passar pelos EUA e pelo Barcelona de Guayaquil, onde foi novamente destaque e ajudou a equipe à chegar em mais uma final de Libertadores, que viu seu time perder para o Vasco, decidiu se aposentar. Curiosamente, retornaria em 2009, aos 46 anos, para ajudar os Rojos à voltarem a primeira divisão, encerrando de vez sua trajetória no clube com 208 gols em 492 jogos, que o tornam o maior artilheiro da história do América de Cali. Recentemente, de Ávila foi preso na Itália devido a uma condenação por tráfico de drogas. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações