A passagem de Abel Ferreira como jogador pelo Sporting

Por Ricardo Pilotto
Foto: divulgação

Abel Ferreira foi joogador do Sporting

No último sábado, dia 27, o Palmeiras, comandado pelo treinador português Abel Ferreira, foi ao estádio Centenário, em Montevidéu, e bateu o Flamengo pelo placar de 2 a 1 na grande decisão da Copa Conmebol Libertadores 2021. Com a conquista, o treinador vindo do velho continente venceu a sua segunda final seguida de uma competição internacional e levou o Verdão ao tri do torneio mais importante da América do Sul. Por isso, hoje vamos relembrar a passagem do ex-lateral direito pelo Sporting, quando ainda atuava dentro das quatro linhas.

Nascido na cidade de Penafiel, localizado do distrito do Porto, Abel jogou nas categorias de base e na equipe profissional dos Durienses. Na sequência de sua carreira, defendeu o Vitória de Guimarães e Braga. Por conta de suas grandes atuações com o clube dos Arcebispos, o lateral direito atraiu interesse do Sporting. No meio da temporada 2005-2006, o defensor acabou sendo cedido ao clube de Lisboa por empréstimo com opção de compra, que poderia ser ativado a partir de 2006.

Já na segunda metade da mesma temporada, Abel Ferreira jogou muito bem e consequentemente, chamou a atenção do treinador Paulo Bento, que comandava o time do Leão da capital portuguesa. Com isso, o Sporting teve de pagar 750 mil euros ao Braga para ficar com o lateral direito de maneira definitiva.

No total de sua passagem, Abel ficou cinco temporadas jogando pelo time verde e branco de Lisboa. Em todo este tempo, defendeu os Leões em 182 oportunidades e, apesar de não ter a qualidade ofensiva por ser um defensor, conseguiu marcar seis gols ao longo de sua trajetória. Foi bicampeão da Taça de Portugal em 2006-2007 e 2007-2008, além das outras duas conquistas das Supertaças de Portugal em 2007 e 2008.

Foi então, que no mês de abril de 2011, o hoje treinador do Verdão sofreu uma grave lesão ao romper os ligamentos cruzados em um treino do Sporting. O defensor do Sporting teve de fazer uma cirurgia no joelho direito e acabou não conseguindo retornar às atividades após passar o longo período de recuperação que era necessário.


Assim que encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional e com 34 anos de idades, assumiu o comando técnico da equipe juniores do Sporting. Na sequência de sua fase como treinador, ficou à frente do time de base e do profissional do Braga, até ir para o PAOK da Grécia. Em 2020, veio para o Brasil e venceu já três títulos como técnico do clube alviverde. Conquistou as Libertadores de 2020 e 2021, além do troféu da Copa do Brasil do ano passado.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações